quarta-feira, 10 de novembro de 2010

EUA propõem novos anúncios com advertências em maços de cigarrro

Uma das fotos mostra um homem dentro de um caixão.
Imagens estarão em todos os maços de cigarro do país até o final de 2012.


Homem aparece dentro de caixão em um dos anúncios da FDA

Autoridades de saúde dos Estados Unidos propuseram nesta quarta-feira (10) uma série de novos anúncios com desenhos coloridos nos maços de cigarro para advertir sobre danos que o tabagismo pode causar, informou a agência de controle de alimentos e medicamentos do país (FDA).

A FDA receberá sugestões da população até 9 de janeiro de 2011, antes de escolher "nove textos de advertência maiores e mais notáveis, assim como a cor das imagens gráficas que representam as consequências negativas para a saúde do hábito de fumar", afirmou em um comunicado.

Até outubro de 2012, as novas advertências estarão impressas em todos os maços de cigarro distribuídos nos Estados Unidos, assim como em todas as propagandas publicitárias de cigarros.


"Cigarro causam câncer" é um dos dizeres do material da agência.

"Hoje, a FDA toma uma iniciativa crucial para reduzir o balanço enorme de doenças e mortes causadas pelo tabagismo, propondo uma mudança drástica na forma de apresentar os maços de cigarro e os avisos publicitários neste país", declarou a comissária do FDA, Margaret Hamburg.

"Quando a norma entrar em vigor, as consequências do tabagismo serão mais óbvias cada vez que alguém pegar um maço de cigarro".

Cerca de 443 mil pessoas morrem por ano nos Estados Unidos devido ao consumo de tabaco, tornando-se a principal causa de morte prematura e evitável, afirma a FDA.


Dentes e lábios afetados pelo fumo excessivo também aparecem.

EUA investigam rastro misterioso no céu da Califórnia

Especialistas civis dizem que suposto míssil é, na verdade, vapor gerado por avião


Pentágono não consegue explicar rastro misterioso no céu da Califórnia; para especialistas civis, imagem mostra rastro de vapor deixado por avião

Oficiais do Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, não conseguem explicar a causa de um misterioso rastro no céu do Estado da Califórnia, registrado durante o pôr do sol da última segunda-feira (8).

Imagens captadas pelo helicóptero de uma rede de TV mostram o que, para algumas pessoas, seria o lançamento de um míssil de grande altitude.

O porta-voz do Pentágono, coronel Dave Lapan, disse que, embora não haja evidências de um lançamento nas redondezas, o Departamento de Defesa ainda estava investigando. O oficial também afirmou que o governo dos EUA não tem registro de qualquer teste de míssil estrangeiro que pudesse ser visto na Califórnia.

Para especialistas ouvidos pela rede CNN, no entanto, não há mistério nenhum no rastro. John Pike, diretor da empresa Global Security, diz que se trata de uma ilusão de ótica criada pela exaustão de vapor de um avião.

- Parece que o rastro vai para cima, mas, na verdade, ele vem do horizonte em direção à câmera.

Pike também diz que a ponta do rastro estava muito lenta para ser um míssil, e aproveita para alfinetar a incapacidade do governo de explicar o caso.

É uma loucura que, com todo o dinheiro que estamos gastando, essas pessoas competentes não consigam achar alguém para explicar algo que é tão óbvio.

A mesma hipótese foi levantada por um oficial da Guarda Costeira dos EUA que pediu para não ser identificado. Para ele, o rastro "pode muito bem ser uma ilusão de ótica".

Os rastros gerados por aviões podem ser vistos quando o vapor de água proveniente das turbinas entra em contato com o ar frio de grandes altitudes e se condensa.

Autoridades retiram moradores de 'cidade do câncer' na Turquia

Metade das mortes em vilarejo na região turística da Capadócia é causada por doença respiratória provocada por rochas porosas.

As autoridades turcas iniciaram a construção de moradias para abrigar a população de vilarejos declarados zonas de desastre por conta de altos índices de câncer entre os moradores.

A região da Capadócia, no centro da Turquia, é tida como uma verdadeira maravilha geológica, conhecida por suas paisagens fantásticas, com rochas porosas talhadas pelo tempo e ruínas históricas que atraem 2 milhões de turistas por ano.

As rochas características da região, escavadas para a construção de igrejas-cavernas e cidades subterrâneas, foram depositadas no local milhões de anos atrás pela erupção de vulcões que cercam a planície.

A riqueza trazida pelo turismo tem sido uma benção para muitos na região. Mas em alguns pontos isolados, o que os vulcões deixaram foi uma maldição.


A maioria das construções em Tuzkoy é feita com a rocha típica da região.

Doenças respiratórias
À primeira vista, o vilarejo de Tuzkoy não parece muito diferente das outras cidadezinhas da vizinhança.

A maioria das construções é feita com a rocha amarelada, porosa, típica da região.

Historicamente, os moradores de Tuzkoy apresentam altos índices de doenças respiratórias, que são responsáveis por cerca de metade de todas as mortes no vilarejo.

Até recentemente, ninguém sabia por que.

A causa foi descoberta pelo médico Izzettin Baris, que, em meados da década de 1970, começou a estudar pacientes de Tuzkoy e de duas outras cidadezinhas afetadas pelo problema - Karaiun e Sarahidir.

'Na época, os médicos estavam diagnosticando esses pacientes com tuberculose, que era muito comum no período', diz Baris.

'Mas eles não entendiam por que o tratamento habitual para tuberculose não estava funcionando.'


O médico Izzettin Baris.

Baris descobriu que os pacientes estavam na verdade sofrendo de mesotelioma, uma forma violenta de câncer causada por exposição a amianto, também conhecido como asbesto, uma fibra natural que pertence ao grupo dos silicatos cristalinos hidratados.

Mineral raro
Os índices da doença na área eram centenas de vezes mais altos do que em qualquer outro lugar na Turquia.

Mas não havia amianto na região.

A causa das doenças em Tuzkoy foi descoberta pelo médico Izzettin Baris

Mais pesquisas demonstraram que a causa era um mineral raro, chamado erionita, que tem propriedades similares a do amianto e é muito presente nas rochas nos arredores de Tuzkoy.

Como a rocha é macia e porosa, é muito fácil inalar os fragmentos de erionita, ele explicou.

'As mulheres com frequência iam aos celeiros e escovavam a poeira das paredes'.

'Então inalavam os fragmentos. Mesmo se uma criança nascida no vilarejo se muda durante a infância, ela não pode escapar do mesotelioma. É uma doença horrível e causa muita dor', disse Baris.

Nova cidade
Outros estudos mostraram que pessoas de Tuzkoy que haviam se mudado para lugares como Istambul ou Suécia também apresentavam altos índices de mesotelioma.

A única solução, disse Baris, seria transferir a cidadezinha para outro local.

Mais de 30 anos após a descoberta inicial do médico, a transferência está prestes a acontecer.

Uma nova cidade está sendo construída na montanha nos arredores de Tuzkoy, uma área livre de erionita.

O governo central liberou recursos para a obra após partes do vilarejo terem sido declaradas zonas de desastre.

Existe hoje um comitê especial no Parlamento turco para decidir o que fazer com a cidadezinha.

Mas ainda há pessoas vivendo na zona de perigo. Alguns se recusam a acreditar no vínculo entre a rocha de que as casas são feitas e o câncer.

Rótulo
Baris diz que não é mais bem-vindo em Karain, uma das três cidadezinhas afetadas, porque os moradores o acusam de ter rotulado o lugar de 'cidade do câncer'.

Outros moradores, por uma razão ou outra, não se qualificam para receber uma nova habitação.

Dondu Guler e seus filhos, por exemplo, continuam vivendo em uma casa emprestada por parentes em Tuzkoy. Como ela não é dona da propriedade, não tem direito a se mudar para uma das casas novas.

Muitos dos parentes de Guler morreram de mesotelioma, mas seus filhos continuam a brincar entre os prédios cujas paredes quase certamente possuem os fragmentos letais de erionita.

Outros moradores dizem que pessoas que saíram do vilarejo há anos, mas ainda possuem propriedades na zona de perigo, receberam novas casas e as estão alugando.

Apenas 250 casas foram construídas, mais de mil moradores permanecem na cidadezinha.

Nova geração
O prefeito, Umit Balak, disse estar ciente das reclamações.

Ele elogia o governo atual por ser o primeiro a lidar com o problema extraordinário de saúde que afeta Tuzkoy, mas diz que precisa de mais ajuda.

'Planejo voltar para Ancara, para falar com o primeiro-ministro em pessoa, se necessário, e explicar que o vilarejo inteiro de Tuzkoy deveria ser declarado uma zona de desastre, para que mais fundos sejam liberados e todos possam se mudar'.

'Isto é urgente, para que podemos salvar a nova geração.'

O prefeito gostaria de demolir o vilarejo, cobrir a área com terra e plantar árvores no local.

Mas Baris se opõe à ideia.

'Demolir as casas é inútil e perigoso. Imagine toda a poeira. E quem iria fazer o serviço?', ele pergunta.

Ele propõe que a cidade seja cercada e que se deixe a natureza tomar conta do lugar.

Baris disse que o mineral erionita está presente em outras áreas da Turquia, mas em camadas mais profundas do solo.

Apenas nesses três vilarejos o mineral é encontrado na superfície.

O médico explica que as cidades vizinhas da Capadócia, onde turistas com frequência se hospedam em hotéis escavados na rocha, são perfeitamente seguras.

Kanye West diz que Coldplay é melhor do que os Beatles

Para rapper, Chris Martin é um letrista tão talentoso quanto John Lennon.
Cantor acredita que, em 30 anos, outras pessoas terão a mesma opinião.


Um dia após seu novo álbum ter vazado na internet e de ter feito um show em um avião, em pleno voo, Kanye West mais uma vez faz questão de continuar no topo das notícias do dia.

Em entrevista ao tablóide britânico "The Sun", o rapper polemizou ao afirmar que acredita que o Coldplay é superior aos Beatles.

"O homem é um gênio, como performer e compositor ela está no mesmo nível que John Lennon. Honestamente eu acho que o Coldplay está no mesmo nível que os Beatles", afirmou, para em seguida completar.

"Daqui 30 anos, quando os integrantes do Coldplay forem senhores de idades, as pessoas vão olhar para trás e dizer, 'esses caras eram mais talentosos que os Beatles'", disse.

Jim Morrison pode ser perdoado em caso de atentado ao pudor

39 anos depois da morte do cantor, governador da Flórida estuda o caso.
Ex-líder do The Doors foi sentenciado após exibição em show de 1969.


Jim Morrison à frente do The Doors

O cantor e compositor Jim Morrison, ex-líder da banda americana The Doors, deve finalmente ser perdoado por uma sentença de atentado ao pudor, 39 anos depois de sua morte. Morrison foi processado por se exibir num show polêmico em Miami, em 1969.

Charlie Crist, governador da Flórida, prometeu rever o caso depois de fãs do vocalista terem feito um abaixo-assinado em 2007. Uma comissão vai se reunir em dezembro para decidir, um dia depois da data em que o músico completaria 67 anos.

“É um assunto ao qual não dei muita atenção. Mas desejo estudá-lo durante o tempo que me resta no cargo”, disse Crist em entrevista ao site TheHills.com.

Morrison negava as acusações e estava recorrendo quando morreu em Paris, em 1971.

Esporte Clube Bahia 1931