terça-feira, 5 de abril de 2011

Cientistas encontram gene ligado ao consumo de álcool

Pessoas com uma variante rara de gene bebem em média 5% menos álcool

Quantidade de álcool ingerida está relação com gene chamado AUTS2

Cientistas identificaram um gene que parece ter papel na regulação na quantidade de álcool que uma pessoa bebe. Eles dizem que a descoberta poderia ajudar na busca por tratamentos mais eficazes contra o alcoolismo. Em um estudo com mais de 47 mil voluntários, uma equipe internacional de cientistas descobriu que pessoas que possuem uma rara variante de gene chamado de AUTS2 bebem em média 5 por cento menos álcool do que as com a variante mais comum. O gene AUTS2, também conhecido como "candidato 2 de suscetibilidade ao autismo", havia sido previamente relacionado ao autismo e à desordem de hiperatividade do déficit de atenção (ADHD), mas sua função real não está clara, disseram os pesquisadores. "Claro que há uma porção de fatores que afetam o quanto de álcool uma pessoa bebe, mas nós sabemos que os genes desempenham um papel importante", disse Paul Elliott, do Imperial College de Londres, que integrou a equipe do estudo. "A diferença que este gene particular produz é somente pequena, mas ao encontrá-la abrimos uma nova era de pesquisa." De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso prejudicial do álcool resulta em 2,5 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Esse é o terceiro maior fator de risco no mundo para doenças como desordens neuropsiquiátricas, como é o caso do alcoolismo e epilepsia, bem como doença cardiovascular, cirrose do fígado e várias formas de câncer. Gunter Schumann, do Instituto de Psiquiatria do King's College, de Londres, disse que a combinação de estudos genéticos e dados comportamentais deve ajudar os cientistas a compreender melhor as bases biológicas dos motivos pelos quais as pessoas bebem, algumas delas em excesso. "Este é um primeiro passo importante em direção ao desenvolvimento da prevenção e tratamentos de abuso e dependência de álcool", disse ele. No estudo, publicado na revista da National Academy of Sciences (PNAS), a equipe analisou amostras de DNA de 26 mil voluntários em busca de genes que parecem afetar o consumo de álcool e depois checou suas descobertas em outras 21 mil pessoas. Em uma parte da pesquisa, depois de identificar o AUTS2, os cientistas analisaram o quanto o gene era ativo em amostras de tecidos do cérebro. Eles descobriram, então, que as pessoas com a variante do gene relacionada ao menor consumo de álcool tinham uma atividade maior no gene.

Assista ao relato da cantora durante a apresentação (em inglês):

Jovem entrega folheto com os dizeres “Passe livre para sair do inferno” à Lady Gaga

O jovem entregava panfletos horas antes da apresentação e a cantora não gostou de ser abordada

Na última quinta-feira, 31, a cantora pop Lady Gaga discutiu com um jovem que estava entregando panfletos com mensagens religiosas na porta no estádio onde ela se apresentaria. Gaga estava chegando ao local quando foi abordada pelo rapaz que lhe entregou um cartão com os dizeres: “Passe livre para sair do inferno”. A cantora ficou indignada e começou a questionar o que o jovem cristão estava fazendo no local, indagando se para sair do inferno bastava apenas imprimir cartões. O caso foi relatado pela cantora no meio do show, ela disse que depois de questioná-lo ele se irritou e disse que ela iria para o inferno. Nervosa, Lady Gaga respondeu: “Então abram os portões, pois todos eles [os fãs] irão comigo!”

Brasileirinhas: Após notícias sobre fechamento de produtora pornô por apelos religiosos, dono desmente

Após vários sites evangélicos anunciarem a conversão do dono da produtora, assunto é desmentido pelo próprio

Os jovens brasileiros não vão ficar mais pesados: a Brasileirinhas, produtora de filmes pornôs, continuará em atividade. Em conversa com Terra Magazine, o proprietário da Hollywood erótica, Clayton Nunes, afirma que a empresa está “a todo vapor”. “É falso (risos). Estou tentando entrar em contato com Joaquim Ferreira dos Santos (do jornal O Globo), que deu essa nota. De onde todo mundo está tirando esse negócio?”, pergunta Nunes, antes de ser informado que este era um dos temas mais comentados do Twitter nesta segunda-feira, 04. “Acabamos de entregar o filme novo da Márcia Imperator. Estamos entregando o novo catálogo com os lançamentos de maio, com o filme da Bruna Ferraz contra a Fernandinha Fernandes, aquela irmã da Vivi”, relata o brasileirinho Clayton. A produtora lança dez filmes por mês e possui um casting de 45 atores. “Não tem nada de errado! Não aconteceu nada. Não fui roubado e não sou evangélico”, acrescenta, desmentindo a informação de que teria sofrido um assalto e se convertido ao evangelho. Ele acrescenta: o canal Sexyhot não comprou o acervo. “O engraçado é que os primeiros sites a repercutir essa notícia eram evangélicos!”. Para os céticos, convém dar uma passada nas locadoras: a fita nova de Marcia Imperator, garante o dono, é a prova de que a produtora vai continuar. Fonte: Terra

Rapaz de 28 anos está desaparecido há dez dias, em Salvador

Bruno dos Santos é morador do bairro Cajazeiras V. Ele saiu de casa no dia 26 de março, sem celular e documentos.

Bruno dos Santos disse que ia ao encontro de um amigo (Foto: Reprodução/TVBahia)

Bruno dos Santos, de 28 anos, está desaparecido desde o último dia 26 de março. Morador do bairro de Cajazeiras V, ele saiu de casa dizendo que ia encontrar com um amigo. Não levou documentos, nem celular. “Há dez dias que não como, não durmo, só faço chorar”, diz Dona Nilza dos Santos, mãe de Bruno. Familiares e moradores da Rua A do bairro fazem mutirão todos os dias em busca de informações de Bruno. “Ficamos até a madrugada, saímos de carro, colamos panfletos. Estamos esperando para ver se ele aparece”, afirma a tia do rapaz, Tânia de Araújo. O pai de Bruno, Luiz Carlos de Santana, afirma já ter percorrido boa parte da cidade em busca do filho". Já fui ao Nina, à Praça da Piedade, ao Iguatemi, ao Campo Grande, Águas Claras virei de perna para baixo mais de 30 vezes, de noite, de madrugada, e não consigo encontrá-lo”.