domingo, 14 de novembro de 2010

Cenas do Mundo na década de 30

Visto com olhos de hoje, o mundo de 1930 serve de comparativo para a realidade atual. Os 80 anos que nos separam mostram bem a velocidade das transformações acontecidas. Em 1930, a Europa assistia à ascenção de líderes totalitários e estruturação do Nazismo, que culminaria na deflagração da Segunda Guerra Mundial. A Índia, uma das várias Colônias Britânicas, liderada por Mahatma Gandhi, estruturava um movimento para sua independência, que aconteceria apenas em 1947. A China, invadida pelo Japão, enfrentava uma guerra civil. Os Estados Unidos amargavam a “Grande Depressão de 29″, mas Hollywood começava a conquistar o ocidente. Se alguns dos cenários expostos nas cenas abaixo são familiares, outros chocam, intrigam e nos fazem pensar na enorme distância que criamos em apenas 80 anos.


Estátua de Earl Haig (comandante do Exército Britânico durante a Primeira Guerra Mundial) montado a cavalo é transportada pelas ruas de Londres. Ao fundo, se encontram o Parlamento Inglês e o Big Ben. Inglaterra, Londres, fotografia de aproximadamente 1930.


Warner Baxter (1889 - 1951), na garupa de um cavalo rodeado por Índios Pele Vermelha e Mexicanos durante a gravação de um de seus filmes. Estados Unidos, aproximadamente 1930.


A atriz Bebe Daniels (1901 -1971) encena uma noiva cercada por suas damas de honra para o filme "Reaching For The Moon" dirigido por Edmund Goulding para United Artists. Estados Unidos, aproximadamente 1930.


Grupo de mulheres no norte da África usando roupas tradicionais. Norte da África, 1930.


Atriz alemã Marlene Dietrich (1901 - 1992) com Gary Cooper no filme "Marrocos", de 1930.


O Imperador da Etiópia Haile Selassie I (1892 - 1975), conhecido como o "Senhor dos Senhores", "O Leão Conquistador da Tribo de Judá", "A Luz do Mundo", sentado com todo seu traje imperial no trono a céu aberto, ao lado de sua esposa Menen após a cerimônia de coroação. África, 30 de Novembro de 1930.


Cena de um domador com Tigres em um circo na França. Aproximadamente 1930.


Caçadores cortando um elefante na Rodésia ( atual Zimbábue). Aproximadamente 1930.


O produtor de cinema e desenhista Walt Disney alimenta um pinguim enquanto um cinegrafista filma os movimentos do animal para facilitar o trabalho dos desenhistas na elaboração de desenho animado. Estados Unidos, Califórnia, 1930.


Um tenor parisiense e seu canário em Paris, França, aproximadamente 1930.

Três aviões cobrem a cidade de Nova York com fumaça artificial durante apresentação. Nova York, aproximadamente 1930.


O Líder do Partido Nacional Socialista Alemão, Adolf Hitler (1889-1945), com os novos representantes nazistas após conferência. Alemanha, 1930.


Mahatma Gandhi (Mohandas Karamchand Gandhi, 1869 - 1948), líder nacionalista e espiritual da Índia, liderando a "Marcha do Sal" em protesto ao monopólio da produção do sal por parte do Britânicos. Índia, 1930.


Flautistas do Exército Britânico em "Landi Khotal", cidade que fica no Paquistão. Paquistão, aproximadamente 1930.


Fotos de Al Capone feitas pela polícia de Miami, Flórida. Estados Unidos, 1930.


Homens caminhando na rua 36, entre a Oitava e Nona Avenidas, onde o tráfego era fechado no período da tarde. Nova York, aproximadamente 1930.


Uma seleção de chapéus "Panamá" à mostra em Brighton. Inglaterra, aproximadamente 1930.


Operário trabalha na construção do "Empire State Building", tendo ao fundo a cidade de Nova York. Nova York, fotografia de aproximadamente 1930.


O Príncipe japonês Takamatsu (centro), segundo irmão do Imperador do Japão, faz visita ao Papa. Vaticano, 1930.


Desfile de modelos para um comitê julgador na Opera House em "Covent Garden". Elas são selecionadas para a Feira Britânica de Indústrias de 1930. Londres, 10 de Dezembro de 1930.


O físico Albert Einstein (1879-1955), professor visitante da Universidade de Princeton, ministra aula em 14 de janeiro de 1931. Estados Unidos, 14 de janeiro de 1931.


Benito Mussolini (1883-1945) visita uma exibição de obras de arte. Itália, aproximadamente 1930.


Loja com peixes defumados na região de Kanagawa, Japão, em 1930.


Finalistas se alinham em frente aos juízes em um show de cães em Brighton, leste de Sussex. Inglaterra, 11 de Março de 1930.




Chefes nativos da Argélia em uma visita à Versalhes durante a convenção do Comitê Mediterrâneo. França, aproximadamente 1930.


Show Internacional de Motores em Londres. Inglaterra, Londres, em 1932.


Hidroaviões sobrevoam espectadores em Hendon, subúrbio de Londres, durante concurso aéreo. Inglaterra, aproximadamente 1930.


O elegante interior de um HP42. O Handley Page HP42 era o mais famoso avião da "Imperial Airways" no período. Voou pela primeira vez em" Radlett" em 1930. As aeronaves serviram até 1941 em diferentes versões sobre rotas para Austrália e África. Era alimentado por quatro motores Bristol Jupiter, carregava 24 passageiros e 4 tripulantes. Inglaterra, Junho de 1930.


Lavradores puxam carroças empilhadas com palha em uma rua de Pequim. China, aproximadamente 1930.


Estrela de cinema de Hollywood, Dorothy Sebastian (1903 -1957) afrouxa as porcas do pneu traseiro de carro. Estados Unidos, aproximadamente 1930.


A princesa índia Chinquilla e o príncipe Manabozho vendem broches durante a cerimônia em homenagem aos "Veteranos de Guerra", em Nova York. Estados Unidos, aproximadamente 1930.


Manifestantes protestam contra o despejo de famílias pobres em Chelsea, Londres, Inglaterra, 17 de Setembro de 1930.


Caçadores Ingleses da RAF (Royal Air Force) bebem aguardente durante encontro em Hinaidi perto de Bagdá. Iraque, aproximadamente 1930.


Fábrica de aviões em Filton, Gloucester. Inglaterra, 9 de Janeiro de 1930.


Trabalhadoras em uma fábrica de alimentos enlatados nos EUA. Estados Unidos, 1930.


Grupo de operários reunidos nos Estados Unidos. Estados Unidos, aproximadamente 1930.


Uma procissão fúnebre em Pequim. China, aproximadamente 1930.


Homem é decapitado durante uma execução pública na China. aproximadamente 1930.


Trabalhadores alemães marchando em desfile nazista. Alemanha, aproximadamente 1930.


Charles Chaplin em cena do Filme "Luzes da Cidade" de 1931

Nobel da Paz pede que Dilma não use véu se visitar o Irã

Shirin Ebadi diz que Lula ignorou questão dos direitos humanos na República Islâmica


A Prêmio Nobel da Paz iraniana Shirin Ebadi diz que parece que o presidente Lula "se esqueceu das pessoas que morrem e são presas no Irã

A Nobel da Paz iraniana Shirin Ebadi criticou neste domingo (14) o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e pediu à presidente eleita, Dilma Rousseff, que, caso visite o Irã, "não cubra a cabeça com um véu", para defender os direitos das mulheres.

- Todas as mulheres, muçulmanas ou não, que chegam ao Irã têm que cobrir a cabeça. Alguém tem que mostrar ao governo do Irã que essa lei não é correta.

Dilma, que substituirá Lula a partir do dia 1º de janeiro, não antecipou como serão suas relações com o Irã, mas disse que tem "uma posição bem intransigente" em relação à defesa dos direitos humanos.

Shirin também pediu à presidente eleita que converse com movimentos independentes de mulheres iranianas, "não só com as que estão no Parlamento", e criticou Lula por ignorar seus pedidos de defender os oprimidos pelo regime islâmico.

- Lula visitou Teerã, abraçou o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, deu um beijo no rosto e foi embora. Parece que se esqueceu das pessoas que morrem e são presas no Irã.

A advogada e opositora iraniana lembrou o passado sindicalista do presidente Lula e disse que lhe enviou mensagens para que se reunisse com as famílias de trabalhadores iranianos presos pela relação com os sindicatos.

Quando Lula esteve no Irã, Mansour Osanlou, um líder sindical como ele, já cumpria pena de cinco anos. A Organização Mundial do Trabalho pediu sua libertação, mas Lula ignorou.

Nos últimos anos, o Brasil estreitou relações com o Irã e defendeu seu direito de desenvolver um programa nuclear com fins pacíficos.

Fim de namoro pela internet virou moda?

Pesquisa britânica constatou que a maioria das pessoas termina namoro via internet. A psicóloga especialista em psicopedagogia, Érica Soares, diz que as relações pessoais vêm tomando um caráter 'descartável' e que há, de fato, um distanciamento entre as pessoas.


Pesquisa britânica mostra que levar um fora pela internet é um fenômeno crescente

Você já teve a coragem de terminar um relacionamento pela internet? Já passou pelo constrangimento de abrir um e-mail ou, em um site de relacionamento, ler uma mensagem instantânea dizendo “está tudo acabado ente nós”? Acredite, há muitas pessoas que levam o ato a sério e termina um relacionamento em poucos segundos via web. Uma pesquisa britânica, de 2009, mostrou que levar um fora pela internet é um fenômeno crescente. Diariamente, aumenta o número de pessoas que preferem o e-mail e as redes sociais na internet para terminar o relacionamento com seus parceiros.

Quase 34% das 2.000 pessoas que participaram da pesquisa disseram que haviam terminado o relacionamento por e-mail, 13% mudaram seu status no Facebook sem avisar os parceiros e 6% divulgaram a má notícia, primeiramente, no Twitter. Por outro lado, apenas 2% dos pesquisados terminaram o relacionamento por mensagens de texto de celular. Já 38% escolheram se separar à moda antiga, ou seja, pessoalmente, e 8% por telefone.

A psicóloga especialista em psicopedagogia e formada em educação especial, Érica Soares, diz que as relações pessoais vêm tomando um caráter 'descartável' e que há, de fato, um distanciamento entre as pessoas. “Começou desde aquela época em que o adolescente começou a desenvolver o ‘ficar’, que já parte para um relacionamento descomprometido com o outro. Depois, surgiram os sites de relacionamentos, um prato cheio para os tímidos e pessoas que tinham dificuldades de se relacionar. Então, você vai transferir para o mundo virtual coisas que não consegue administrar na vida real”, explica a psicóloga.

O método não é bem visto pelos feirenses...

Terminar o relacionamento digitalmente é a última opção para jovem Mariana Oliveira Almeida, 21. “Jamais terminaria com meu namorado desta forma. Se é para brigar ou acabar com o namoro, tem que ser cara a cara”, diz.

A cantora França Silva, 29, acha um “absurdo a forma”, e concorda com Mariana, quando afirma que tudo deve ser feito “cara a cara”. “Não fica nada bem terminar assim, via web. Hoje, tudo é feito na internet, mas não o término de um relacionamento, que é um ato muito sério. Já não admito que acabem o namoro comigo, porque sempre termino primeiro, ainda mais pela web”, afirma a jovem, sorrindo.

Barbara Rocha, 29, é mais uma contra a atitude de algumas pessoas que preferem o e-mail e as redes sociais da internet para terminar o relacionamento. Ela diz que não é apropriado alguém finalizar uma relação dessa forma tão “fria”. “Se você namora uma pessoa e tem consideração, jamais agiria assim. Preciso olhar nos olhos, ver as reações dela, saber o que ela está sentindo. Isso é muito importante, pois sabemos se há uma possibilidade de não terminar o namoro, e na internet isso é impossível”, diz.