domingo, 28 de agosto de 2011

PF pede indiciamento de ex-deputado Colbert Martins

Foram decretadas 38 prisões temporárias em Brasília, São Paulo, Macapá e Curitiba na Operação Voucher

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
A Polícia Federal (PF) do Amapá pediu ao Ministério Público Federal (MPF) o indiciamento do ex-secretário Nacional de Desenvolvimento de Programas para Turismo, Colbert Martins (PMDB). Na última quarta-feita o relatório final da PF com detalhes sobre a Operação Voucher, deflagrada no dia 9 de agosto, foi entregue ao promotor Celso Leal. Não há prazo para que ele analise toda a documentação e decida se vai indiciar ou não o ex-secretário.

As investigações da Polícia Federal começaram em abril, a partir do levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) que identificou supostas irregularidades em um convênio no valor de R$ 4,4 milhões entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável– uma organização sem fins lucrativos. .

Colbert Martins continua alegando inocência e apontando gestões anteriores como responsáveis pelos supostos acordos irregulares. “Assumi a secretaria no dia 14 de março e no dia 12 de abril despachei alguns processos conforme rotina da pasta. É bom que fique claro que todos os convênios são de 2009 e até hoje não foram suspensos. Não foi feito qualquer convênio em minha gestão, mas no de ministros anteriores. Continuo confiando na Justiça ”, afirma.

Colbert chegou a ficar preso por três dias no Instituto de administração Penitenciária do Amapá e só deixou a carceragem após conseguir um habeas corpus no dia 12de agosto. O advogado do PMDB, Manuel Nunes, argumentou que não há provas suficientes para mantê- lo preso. Se indiciado, o ex-secretário terá que responder pelo crime de peculato e, se considerado culpado, pode pegar de dois a 12 anos de prisão. As informações são do Correio.