segunda-feira, 1 de agosto de 2011

HGCA já está realizando captação de córneas

A ausência de diálogo sobre morte é um dos principais empecilhos na doação

A doação de córnea pela família de um paciente falecido é um ato que pode ajudar muitas pessoas que por algum motivo estão impossibilitadas de ver. Somente na Bahia existem atualmente mais de 600 pessoas na fila de espera. No entanto, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), somente 41 pacientes foram beneficiados em todo o Estado. Em Feira de Santana, o serviço de captação passou a funcionar este mês no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCE).
Devido à falta de profissionais especializados, o serviço de captação de córneas estava indisponível no HGCA. Desde que o serviço passou a ser oferecido no Hospital, através do CIHDOTT- Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, há quinze dias, um procedimento já foi realizado.
A dificuldade em captar córneas de pacientes de coração parado é grande, não só em Feira de Santana, mas em toda a Bahia. Até agora somente 41 pacientes foram beneficiados, ao passo que aproximadamente mais de 550 ainda esperam na fila estadual por uma doação.
Pelo fato da morte ainda ser um assunto pouco debatido nos círculos familiar e social, muitos familiares e amigos não têm conhecimento dos desejos do ente falecido quanto à doação de múltiplos órgãos e córneas.
De acordo com a enfermeira referência em doações, Fernanda Claudia Silva Santos, a ausência de diálogo é a principal justificativa de negativa por parte da família. “O fato de não conhecerem o desejo do parente antes da morte faz com que as famílias prefiram conservar o corpo do ente querido como está, o que dificulta o nosso trabalho e impede que muitas pessoas sejam beneficiadas”, afirmou a coordenadora.

Campanha de doações
Para conscientizar a população feirense, é que em breve o CIHDOTT estará realizando uma campanha de doação de córneas. Na oportunidade a comissão também fará uma abordagem quanto à doação de múltiplos órgãos.
A captação de múltiplos órgãos também está muito aquém do que seria necessário para atender à demanda do Estado. Segundo o coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Carlos Eduardo Rolim, este ano só foram captados dois órgãos pela comissão. “Até agora só três famílias aceitaram doar os órgãos do paciente morto, sendo que destes somente dois foram efetivados”, informou o coordenador.
Os órgãos doados são disponibilizados aos pacientes que fazem parte da fila estadual e se necessário também para os de outros estados. Somente na Bahia existem atualmente mais de 2000 pacientes na espera, sendo que, segundo dados da Sesab, somente cerca de 32 foram beneficiados com o transplante de múltiplos órgãos e outros 42 com o de córneas.


Fonte: Folha do Estado

Chávez aparece careca após quimioterapia contra câncer

Imagem de mandatário em cerimônia de juramento dos novos ministros de seu gabinete foi transmitida pela TV

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apareceu careca nesta segunda-feira, na cerimônia de juramento dos novos ministros de seu gabinete, transmitida pela televisão venezuelana.

Foto: AFP
Hugo Chávez aparece careca na cerimônia de posse de novos ministros em Caracas
O mandatário fez a aparição pública com cabelos raspados depois de passar por sessões de quimioterapia, como parte do tratamento que realizada contra o câncer.

Ao mostrar uma foto de quando ele tinha pouco mais de um ano de idade, Chávez brincou e disse estar "rejuvenescendo". "Agora estamos vendo os efeitos do tratamento... a quimioterapia é um tratamento que ataca de forma genérica todo o corpo e o fato da queda de cabelo é normal", explicou Chávez. "É o meu new look. How are you?", brincou o presidente.

Mais cedo nesta segunda, em uma entrevista por telefone com o canal estatal VTV, Chávez explicou que decidiu raspar a cabeça porque o cabelo estava caindo.

O presidente se recupera de um tratamento contra o câncer em Cuba, mas afirmou que pretende se candidatar à reeleição em 2012. Chávez afirmou que o tratamento para a retirada de um tumor na região pélvica o levou a mudar radicalmente sua vida e entrar em um período "mais diverso, mais reflexivo e mais multifacetado".

No sábado, Chávez disse que quer abrir seu projeto socialista para a classe média e para o setor privado da Venezuela. Em uma entrevista por telefone para a televisão estatal, Chávez disse que está entrando em um período reflexivo de sua vida e que seu governo precisa convencer a classe média do país de que ela é necessária.

Oposição

Também nesta segunda-feira, Chávez classificou a unidade anunciada pela oposição para as eleições presidenciais de 2012 é uma "grande farsa", que busca impor um governo indireto dos Estados Unidos e eliminar os benefícios sociais para o povo. "Isso é a grande farsa (...). Que unidade eles têm? Qual chapa única? (...) por trás deles, lembrem-se que está o império", disse Chávez por telefone à rede de televisão estatal VTV.

Chávez também lembrou que embora seus opositores se mostrem unidos, protagonizam uma grande luta dentro da Mesa da Unidade Democrática (MUD), porque lutam apenas por seus interesses, e não pelos do povo venezuelano.

A MUD, que realizará eleições primárias em fevereiro de 2012 para eleger um candidato único para as presidenciais do fim do ano que vem, anunciou recentemente que também apresentará uma chapa única no processo eleitoral para se apresentar como uma força e concentrar todos os votos dos opositores de Chávez.

Chávez também insistiu que a oposição não tem chance de vencê-lo nas próximas eleições presidenciais e advertiu que, por isso, seus opositores optarão pela "desestabilização" e "pela desmoralização" do povo venezuelano.

*Com AFP e Ansa

Autor critica GGB e diz que o povo está cansado de ver 'viado' em novela

O autor ainda se declarou contra a postura de ONGs LGBTs e criticou a postura do Grupo Gay da Bahia, que costuma atacá-lo.

Escritor de novelas da Globo, Aguinaldo Silva mais uma vez fez depoimento polêmico, em entrevista à revista Veja. Ao falar sobre seu próximo trabalho, que será exibido às 21h, o autor provou que não mede as palavras na hora de dizer o que pensa. Ao ser questionado sobre o que mais faz o público se afastar das novelas ele afirmou que o motivo seria a quantidade de homossexuais nas histórias. "O povo não aguenta mais viado em novela. Chega! Tem muito. Tem novela que tem seis viados", declarou o escritor. Aguinaldo criticou ainda a maneira como as personagens são construídas, alegando serem sem graça. "Geralmente os gays [das novelas] são todos iguais. São cópias dos héteros: querem casar, ter romance, engravidar e parir um filho em nove meses. São gays chatos", disparou.

Sobre o primeiro beijo gay na TV aberta, disse crer que há um complô que impede a sua realização. "Acho que tem uma torcida para que o beijo gay não aconteça, para que o assunto continue durando, mas as pessoas não aguentam esse assunto e, se depender de mim, ele acabou. A novidade é essa: não vai ter beijo gay em 'Fina Estampa', pode escrever", adiantou. Na nova novela, o personagem interpretado por Marcelo Serrado será um gay bastante caricato.

A respeito dos homossexuais brasileiros, Aguinaldo, que é gay assumido, falou sobre a maneira ousada como eles costumam agir. "Não tem lugar no mundo em que os gays sejam mais ousados do que no Brasil. Aqui os gays não respeitam as fronteiras. Eles chegam no hétero e cantam mesmo, e se colar, colou. Porém, existe essa hipocrisia de você não poder mostrar um beijo gay na televisão. Por debaixo do pano vale tudo, mas publicamente é essa coisa hipócrita. A sociedade brasileira é assim e a TV não quer correr o risco de perder o público", declarou.

O autor ainda se declarou contra a postura de ONGs LGBTs e criticou a postura do Grupo Gay da Bahia, que costuma atacá-lo. "Tem um grupo gay da Bahia que diz que eu sou o inimigo número um dos homossexuais. Dizem que nas minhas novelas os homossexuais são estereotipados. Essas entidades são todas um saco, todas elas têm interesses econômicos, vivem à custa do governo ou daquelas empresas alemãs que por má consciência financiam qualquer coisa", atacou. Com a palavra, o GGB. As informações são do BN