quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CUIDE BEM DO SEU CÃO

















Cartão postal de Salvador, Elevador Lacerda completa 138 anos

Equipamento começou a ser construído em 1869.
Nome Lacerda foi dado em homenagem a engenheiro que fez o projeto.

Equipamento começou a ser construído em 1869 e levou quatro anos para ficar pronto. (Foto: Egi Santana/G1)
O Elevador Lacerda, um dos principais símbolos da capital baiana, faz aniversário nesta quinta-feira (8). O equipamento começou a ser construído em 1869 e levou quatro anos para ficar pronto. O equipamento foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 1873.

Localizado no bairro do Comércio, em Salvador, o Elevador Lacerda tem 138 anos e ganhou, inicialmente, o nome de Elevador Hidráullico da Conceição da Praia, e ficou conhecido também como Elevador Parafuso. Em 1896, o equipamento foi batizado como Elevador Lacerda, uma homenagem ao engenheiro Augusto Lacerda, que criou o projeto de construção do transporte.

O local é dos cartões postais da cidade e transporta centenas de pessoas nas quatro cabines do elevador, que liga a Cidade baixa a parte alta da capital baiana. Da parte de cima do elevador, localizada na Praça Municipal da cidade, pode-se apreciar uma das vistas mais famosas de Salvador, a da Baía de Todos os Santos.

O equipamento é gerenciado pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) e tem duas torres que somam 72 metros. As viagens são feitas em aproximadamente 22 segundos. As passagens custam R$ 0,15. De acordo com dados do órgão, mais de 750 mil passageiros utilizam o tranporte por mês. O elevador funciona 24 horas.

Cachorro enterrado vivo passará por cirurgia em Novo Horizonte, SP

Um olho pode ter sido atingido por ferramenta quando era enterrado. Pessoas do Brasil e do exterior ligaram à entidade prestando solidariedade.

Filhote de vira-lata está debilitado e recebe
atenção especial
O filhote de cachorro de 4 meses que passou 12 horas enterrado vivo no quintal da casa de um aposentado, em Novo Horizonte, no interior de São Paulo, deverá passar por cirurgia no olho nos próximos dias. Segundo o presidente da Associação Protetora dos Animais “Mão Amiga”, Marco Antonio Rodrigues, várias pessoas entraram em contato com a entidade querendo ajudar a salvar o cão. “Teve gente de Boston, nos Estados Unidos, pedindo o número da conta da associação".

Com sarna e o olho esquerdo machucado, Titã, nome que ganhou dos funcionários da associação, está recebendo toda atenção da veterinária Viviane Cristina da Silva. Ela disse que os últimos exames apontaram piora no estado de saúde dele. "A anemina é grave, o que mostra que o cachorro sofria maus-tratos há tempo". O ferimento no olho deve ter sido provocado por alguma ferramenta. “Estamos tentando salvá-lo, mas a situação dele é bastante crítica”, disse. O animal deve permanecer internado por pelo menos 15 dias. A cirurgia no olho será feita na clínica da veterinária Viviane, em Novo Horizonte.

Ele deve permanecer internado por pelo menos 15 dias. A cirurgia será feita na clínica da veterinária Viviane, em Novo Horizonte. Marco Antonio também contou que a população da cidade está revoltada.

Segundo o presidente da associação, o antigo dono do cachorro, que mora com um irmão no Parque Centenário, não foi visto mais pela cidade nas últimas horas. “É impressionante uma pessoa ter coragem de fazer uma crueldade como essa. O aposentado deve ter percebido o mal que causou”.

Doação
Pelo menos sete pessoas estão aguardando ansiosas qual será o futuro de Titã. São os candidatos a adotar o animal. Jonga Madureira, de 30 anos, publicitário, morador na zona sul da capital paulista,b é um deles. “Estou disposto a cuidar e adotá-lo. Além disso, pagar todas as despesas de viagem e do tratamento. Tenho dois cachorros e uma chinchila. Eu e minha noiva adoramos animais. Foi impressionante o que fizeram com esse cachorro em Novo Horizonte”, contou.

Colaboração
Quem quiser colaborar com Titã e com a Associação “Mão Amiga”, o número da conta é: Caixa Federal, agência 0801 e conta-corrente 003-864-7. O nome Titã significa “filho da terra" ou "salvo da terra”. Ele já é considerado símbolo de coragem para os moradores da cidade.

Alan Schneider
Do G1 São José do Rio Preto e Araçatuba