terça-feira, 13 de setembro de 2011

Estudo diz que Bob Esponja afeta atenção e aprendizado

Pesquisa foi feita com 60 crianças com 4 anos de idade. Trabalho foi publicado na revista médica 'Pediatrics'


O personagem de desenho animado Bob Esponja pode prejudicar a atenção e a capacidade para aprendizado em crianças de 4 anos, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira (12) na revista médica "Pediatrics".

Segundo a cientista Angeline Lillard, autora principal do trabalho, somente 9 minutos de exposição ao desenho são suficientes para afetar os garotos. A velocidade do desenho é apontada como o fator que desconcentra os jovens telespectadores.

O trabalho foi realizado com 60 crianças, que foram divididas em grupos para assistir ao desenho da esponja falante ou a episódios de "Caillou", uma atração na qual a ação é mais devagar. Uma terceira opção disponível era pintar.

Nove minutos depois, as crianças passaram por testes para medir as funções mentais. Ao término da avaliação, os cientistas descobriram que o pior desempenho veio dos garotos espectadores de Bob Esponja.

Outro teste, que mediu a impulsividade das crianças, mostrou que o desenho deixa as crianças ansiosas, já que elas demoraram apenas 2 minutos e meio para atacar os lanches oferecidos como brindes. Os outros dois grupos de garotos levaram, no mínimo, 4 minutos para abrir os pacotes de comida.

A média dos episódios de desenhos infantis é de 22 minutos. Para Dimitri Christakis, especialista em desenvolvimento infantil do Hospital de Crianças de Seattle, nos Estados Unidos, assistir a episódios inteiros pode ser ainda mais nocivo à saúde dos jovens de 4 anos, mas lembra que são necessários outros estudos para provar esse efeito. Ele escreveu um editorial na revista para alertar aos leitores como a exposição midiática também é uma questão de saúde pública.

Pesquisas anteriores já mostravam como a exposição demorada à TV está ligada ao déficit de atenção em crianças. Agora, os pesquisadores defendem que mesmo uma curta exposição à rapidez das imagens de desenhos como Bob Esponja podem afetar os jovens, o que deve servir de alerta aos pais, segundo Lillard.

O porta-voz da rede de televisão Nickelodeon, responsável por transmitir o desenho, afirmou que a faixa etária da atração está entre 6 e 11 anos. Para a autora do estudo, o caso do Bob Esponja não é único, já que o problema está na velocidade das imagens, que pode atrapalhar os jovens em atividades que necessitem de atenção como o estudo.

Lillard afirma que as crianças não foram diagnosticadas com problemas de atenção anteriores e tiravam as mesmas notas em avaliações oferecidas pelos pais. As informações são do G1.

domingo espetacular Exclusivo Edir Macedo desmente revista e fala sobre a TV Record 11 09 2011

A BAHIA pede A LUCIANO HUCK o LAR DOCE LAR PARA nosso Baiano Holyfild

"A idéia é dar uma mãozinha a este bahiano campeão e herói Reginaldo Holyfield, que salvou seus sobrinhos do incendio mas acabou muito queimado e sem casa. A idéia é fazer um movimento entre nossos contatos para colocarem em seu mural este pedido a Luciano Hulk e o LAR DOCE LAR para que ele possa ajudar a recuperar sua casa. Não adianta só "curtir", faça um pouco mais, coloque em seu mural. Se tiver Twitter faça tb. Repasse pra tua rede!
Estamos torcendo por vc Holyfield!!