segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

UNESCO aprova kit gay para escolas no Brasil


A Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO) no Brasil, aprovou material do projeto Escola sem Homofobia que levará a 6 mil escolas públicas materiais para professores e alunos contra a discriminação aos GLBTs.

Um ofício assinado por Vincent Defourny, representante da UNESCO, foi enviado esta semana à Associação Brasileira de gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT), afirmando entre outras coisas que “os materiais do Projeto Escola Sem Homofobia estão adequados às faixas etárias e de desenvolvimento afetivo-cognitivo a que se destinam, de acordo com a Orientação Técnica Internacional sobre Educação em Sexualidade, publicada pela UNESCO em 2010.”

O material em questão consiste em livros e DVDs contendo informações sobre o universo de jovens gays. Esse kit foi apresentado à Câmara dos Deputados Comissão de Legislação Participativa, em dezembro do ano passado.

Há duas semanas o parecer técnico do Conselho Federal de Psicologia foi favorável, alegando que o kit tem importância no enfrentamento do bullying homofóbico.

Esse projeto tem provocado muita polêmica, principalmente na Câmara Federal onde a Frente Parlamentar Evangélica tem se mobilizado para impedir a distribuição do material nas escolas. Os evangélicos lançaram uma petição chamada “Somos contra o maior escândalo no país, o Kit Gay” .

“Todos tem o direito à livre opção sexual e ao livre exercício dessa opção. O que não pode é confundir essa livre opção com o estímulo à opção sexual, ou seja, o de criar condições mentais, através da educação, de que é normal a homossexualidade,” disse o presidente da Frente Parlamentar Evangélica, João Campos, ao Christian Post.

Militar do Congo pega 20 anos de prisão por estupro em massa

Zawadi Luendo segura filha em frente à casa, onde foi estuprada por três homens no leste da República Democrática do Congo

Um tenente-coronel da República Democrática do Congo foi condenado nesta segunda-feira (21) a 20 anos de prisão por ordenar o estupro em massa de civis no leste do país, no dia 1º de janeiro.

Você acha que 20 anos é uma pena justa para o coronel?

O Tribunal Militar considerou Kibibi Mutware culpado de crimes contra a humanidade por enviar seus soldados para estuprar e espancar os moradores e saquear a população da vila de Fizi, na Província de Kivu do Sul.

O julgamento, na cidade de Baraka, não muito longe de Fizi, contou com o testemunho de 49 mulheres.

O correspondente da BBC Thomas Hubert afirmou que essa foi a primeira condenação no país de um oficial de comando por estupro. E acrescentou que é incomum um número tão grande de vítimas testemunhar no Congo contra estupradores.

Agências de ajuda humanitária apontam os soldados do governo como o maior grupo de responsáveis pela violência sexual na região onde ocorreram os estupros, de acordo com Hubert.

Além dos 20 anos a Mutware, os juízes da corte de Baraka também sentenciaram oito militares a penas que variam entre dez e 20 anos.

Há vários relatos de estupro nesta região do país, mas acredita-se que esse tenha sido o maior caso de estupro em massa envolvendo o Exército congolês.

Testemunhos

Acredita-se que mais de 60 mulheres foram estupradas em Fizi no dia 1º de janeiro. Antes de o veredicto ser divulgado, muitas dessas mulheres se reuniram no centro para vítimas de estupros da cidade.

Uma mulher de 29 anos, mãe de cinco filhos, disse à BBC que estava fugindo da violência no país quando encontrou quatro soldados.

- Eles começaram a rasgar a calça que eu estava usando. Eles tiraram meu filho dos meus braços e o deixaram no chão. Então eles tiveram relações sexuais comigo.

O repórter da BBC afirma que, desde janeiro, já ocorreram outros relatos de violência sexual numa área a cerca de 40 km de Fizi.

A organização de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras afirmou que planeja enviar uma clínica móvel para a região depois de receber informações de que outros 30 estupros ocorreram na semana passada.

A organização informou que já tratou mais de 70 vítimas em dois incidentes parecidos na área, entre 19 de janeiro e 4 de fevereiro.

Vingança

Fontes militares e humanitárias afirmam que o incidente de janeiro em Fizi ocorreu após uma multidão ter linchado um soldado que havia atirado em um civil, supostamente por causa de uma disputa envolvendo uma mulher.

Um grupo de soldados então se vingou da população da vila de Fizi.

Kibibi Mutware é um ex-membro do grupo rebelde CNDP, que já foi acusado de diversas violações de direitos humanos. Passou a integrar o Exército após um acordo de paz, em 2009.

Fizi - onde grupos étnicos distintos vivem em tensão - foi, em abril de 2010, palco de outro confronto entre soldados e moradores.

No país inteiro, em 16 anos de conflito, se tornaram notórios os inúmeros casos de violência sexual contra mulheres e meninas. Mais de 300 pessoas - incluindo homens - foram estupradas por grupos rebeldes na região de Kivu do Norte, a poucos quilômetros de uma base da ONU, em agosto passado.

BBB: Globo responde a crítica da CNBB contra reality show


A Rede Globo de televisão respondeu no dia 18, a crítica feita pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) feita um dia antes dizendo que os reality shows são programas que “atentam contra a dignidade humana” e é uma “agressão impune aos valores morais que sustentam a sociedade”.

Não é de hoje que programas como o Big Brother Brasil (BBB) que já está na 11ª edição recebe críticas do gênero, mesmo assim a Globo respondeu dizendo “é uma emissora laica, com uma visão de cultura e mesmo de comportamento social e moral que não segue preceitos religiosos”.

O BBB é o programa de maior audiência na TV brasileira, a emissora que o transmite disse que cabe aos pais decidirem o que os filhos devem ver na TV, “como tudo o que pode influenciar na formação dos jovens, disse a nota da Rede Globo.

A crítica da CNBB também foi enviada à TV Record e pela primeira vez ficou do lado da sua arqui-inimiga Globo.

Em resposta, a emissora do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, comunicou que “A Fazenda”, seu reality show de maior audiência, é educativo porque “convida os participantes a atividades relacionadas ao campo e à natureza”.

Defendendo outro reality show do seu quadro de programas, o “Troca de Família”, a Record afirmou que ele mostra como se dá a convivência de diferentes estilos de vida.

A CNBB pediu ao Ministério Público mais empenho na fiscalização da programação das TVs.

Massa fecha dia com o melhor tempo na Espanha

Brasileiro marcou 1min22s625 em teste coletivo no circuito de Barcelona


Brasileiro mostra que Ferrari terá um carro rápido na próxima temporada

Enquanto a política da Fórmula 1 fervia com a decisão de cancelar a abertura da temporada 2011, no Bahrein, os pilotos da categoria completavam mais um dia de testes no circuito espanhol de Barcelona. E o piloto mais rápido da segunda-feira (21) foi o brasileiro Felipe Massa.

A bordo do novo modelo da Ferrari, Massa marcou 1min22s625. Trata-se de uma marca cerca de quatro segundos melhor àquela que o próprio piloto havia marcado no domingo (20), no mesmo circuito.

A segunda posição ficou com o australiano Mark Webber, da Red Bull, que foi seguido de perto por Sebastien Buemi da Toro Rosso, Substituto de Robert Kubica na Renault, Nick Heidfeld ficou em quarto lugar, imediatamente à frente de Lewis Hamilton, da McLaren.

A decepção do dia ficou por conta do fraco desempenho de Michael Schumacher, que colocou a Mercedes apenas na décima e penúltima colocação. Os números, porém, podem não ser conclusivos, visto que nestes treinos as equipes costumam fazer vários testes com os carros, sem priorizar tempos.

Confira os tempos do quarto dia de testes em Barcelona:

1ª Felipe Massa - Ferrari - 1min22s625
2º Mark Webber - Red Bull - 1min23s442
3º Sebastien Buemi - Toro Rosso - 1min23s550
4º Nick Heidfeld - Renault - 1min23s657
5º Lewis Hamilton - McLaren - 1min24s003
6º Pastor Maldonado - Williams - 1min24s057
7º Adrian Sutil - Force India - 1min24s177
8º Sergio Perez - Sauber - 1min24s515
9º Jerome D’Ambrosio - Virgin - 1min26s501
10º Michael Schumacher - Mercedes - 1min27s079
11º Jarno Trulli - Lotus - 1min29s992

“Never Say Never” revela vida de oração e fé de Justin Bieber


Com apenas 16 anos o cantor Justin Bieber virou febre mundial e se prepara para o lançamento de seu filme intitulado “Never Say Never” que conta a sua trajetória musical. No filme, que será lançado no Brasil pela Paramount Filmes, Bieber é apresentado orando e dando graças antes dos shows e das refeições, além de outras expressões de sua fé cristã.

O ídolo teen não esconde sua fé, em uma entrevista novembro à Associated Press, o cantor contou como a fé cristã o manteve com os pés no chão convivendo em Hollywood. “Sou cristão, acredito em Deus, eu creio que Jesus morreu numa cruz por meus pecados. Eu acredito que tenho um relacionamento e eu sou capaz de falar com ele e realmente, Ele é a razão que estou aqui, então eu definitivamente tenho que lembrar sempre disso”, afirmou.

Nesse documentário sobre a sua vida também há ainda um depoimento de sua mãe Pattie Mallette, no qual ela fala como a fé ajudou a estabilizar a sua vida como mãe solteira de um adolescente.

“Eu nunca fui casada. Eu vim para o Senhor, quando eu tinha 17 anos, mas logo após aceitar a Cristo, eu voltei a fazer minhas próprias decisões e fiquei grávida”, revelou. “Percebendo que eu tinha feito, voltei a Deus de todo coração, implorando-lhe que me perdoe. É realmente um incrível testemunho da misericórdia de Deus e da graça. E o amor genuíno de pessoas na igreja que me incentivaram”.

A mãe do popstar também compartilhou que seu filho fez a sua própria decisão de fé, quando ele tinha uns cinco ou seis anos de idade. “Eu disse a ele que foi uma decisão dele. Ele não poderia fazer isso por causa da mamãe”, ela lembrou. “Tem que ser por causa do seu próprio coração. E ele ficava me dizendo que ele entendeu. E quando ele tinha oito ou nove anos, queria ser batizado. Então, eu deixei”.

O filme vem acompanhado de um “guia de recursos espirituais” para aqueles que estão interessados. O guia inclui versículos bíblicos relacionados ao filme que pode ser usado em pequenos grupos. “O filme é uma oportunidade para ensinar nossas crianças sobre o poder da esperança, a oração, fé e família”, diz o guia