domingo, 20 de março de 2011

Outono começa na noite deste domingo


O outono começa às 20h21 deste domingo (20). A estação é marcada por menos chuva, dias mais frios e noite mais longas. O outono faz a transição entre o verão, quente e chuvoso, e o inverno, frio e seco.

Por ser uma estação de transição, o outono mistura características do verão e do inverno. Por isso, é possível ter dias quentes e com chuva durante a estação, assim como períodos sem chuva e de temperaturas mais baixas.

O outono deste ano vai sofrer influência do fenômeno climático La Niña. Por causa disso, a previsão é de chuva acima da média nas regiões Norte e Nordeste. No Sudeste e Centro-Oeste a chuva deve ficar dentro do normal para a estação. Já na região Sul, a expectativa é de um outono mais seco.

A previsão também é de dias mais frios no Sul e no Sudeste do Brasil. Por causa disso, os dias não devem ser de calor no litoral das duas regiões.

Ao contrário do que acontece no verão, as chuvas que caem no outono são provocadas pela aproximação de frentes frias. As massas de ar frio chegam do Sul e não têm forças para chegar até a Bahia. Por isso a estação tem mais chuva nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do que no Nordeste e no Norte.

Portugueses protestam contra austeridade fiscal e desemprego

Manifestação, organizada pela união sindical CGTP, lotou avenida de Lisboa.
'Essas políticas levarão o país ao caos', disse o aposentado João Marques.


Manifestantes seguram um caixão simbolizando um
funcionário público português durante protesto no
centro de Lisboa (Foto: Reuters/Hugo Correia)

Milhares de pessoas protestaram em Lisboa neste sábado (19) para exigir emprego, salários melhores e o fim das medidas de austeridade implementadas pelo governo socialista, que busca cortar gastos estatais e evitar um resgate financeiro.

Empunhando bandeiras e cartazes, os manifestantes lotaram a principal avenida de Lisboa, mas o protesto foi menor que a passeata do último sábado, quando cerca de 200 mil pessoas foram às ruas.

"Essas políticas levarão o país ao caos", disse João Antônio Marques, aposentado de 67 anos que participava dos protestos. "As políticas desse governo são da chanceler (alemã, Angela) Merkel, essa Europa é para os ricos."

Organizado pela união sindical CGTP, o protesto acontece enquanto o governo de Portugal enfrenta um desafio crescente para convencer os investidores e Bruxelas de que pode conter seu déficit orçamentário e evitar o destino de Grécia e Irlanda, que tiveram de buscar ajuda externa.

Armênio Carlos, líder da CGTP, estima que dezenas de milhares de pessoas participaram do protesto e destacou que "só se mexe quem confia no futuro". A polícia não deu sua estimativa sobre o número de manifestantes.