domingo, 9 de setembro de 2012

Cavaletes de candidatos geram reclamação de pedestres e motoristas em Feira de Santana

Denílson disse que nesse momento a secretaria não pode retirar os cavaletes das calçadas e que está fazendo apenas relocações. Ele apontou como os pontos mais críticos as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria.


Foto: Daniela Cardoso/Acorda Cidade

Motoristas e pedestres estão reclamando do grande número de cavaletes com propagandas políticas espalhadas pelas ruas e avenidas de Feira de Santana. Diante do número de reclamações a equipe do Acorda Cidade conversou com o secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, que esclareceu que a secretaria não pode interferir sem a autorização da Justiça Eleitoral.

O superintendente da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, Denílson Santiago, informou que já esteve em contato com a justiça Eleitoral e que está fazendo um documento com fotos panorâmicas das avenidas, onde mostram a grande quantidade de cavaletes. Segundo ele, assim a Justiça irá se pronunciar a respeito da retirada e relocação das placas.

Denílson disse que nesse momento a secretaria não pode retirar os cavaletes das calçadas e que está fazendo apenas relocações. Ele apontou como os pontos mais críticos as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria.

“Temos que pedir a conscientização dos candidatos que querem divulgar seu número. Pedimos que eles tenham cuidado para não tirar a visibilidade dos motoristas, pois essa ação pode provocar acidentes”, alertou.

De acordo com o superintendente, a falta de visão dos motoristas causa engarrafamentos na cidade, principalmente nos horários de maior movimento, pois retarda a saída dos condutores nos retornos. Ele lembrou ainda que a lei eleitoral proíbe a colocação de cavaletes onde tira a mobilidade urbana.

“Alguns candidatos estão colocando cavaletes nas avenidas fazendo com que os pedestres desçam e transitem pelo meio da rua correndo o risco de ser atropelado”, destacou.

Destruição

A equipe do Acorda Cidade flagrou no dia 1º deste mês três adolescentes derrubando e quebrando cavaletes de candidatos  a vereador e prefeito em toda a extensão da avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana. Enquanto um filmava, os outros dois chutavam e jogavam as placas para cima.

 Rede Social 

Uma campanha tem circulado no Facebook pedindo que os usuários da rede social chutem os cavaletes com propagandas de candidatos à prefeitura e ao cargo de vereador. "Já chutou uma placa de algum candidato hoje?" ou "Você já chutou o seu cavalete hoje?" são as mensagens que circulam na rede social.

O motivo da campanha, segundo o texto publicado ao lado das imagens, é que além de deixar as ruas feias e sujas, a colocação do item desrespeita a lei 12.034, que não permite colocar cavaletes de propaganda política em canteiros, viadutos, pontes, jardins e praças, apenas em locais com autorização. É permitida, contudo, a colocação de cavaletes ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos, segundo a resolução nº 23.370 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Enquete 

Em enquete, o Acorda Cidade perguntou em que os cavaletes mais atrapalham. Os resultados parciais mostram que as pessoas acham que o que mais atrapalha é a locomoção dos pedestres e em segundo lugar, a visibilidade dos motoristas. As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade