sexta-feira, 16 de março de 2012

Longas filas, vendas de senha e reclamações nos cartórios do Fórum Filinto Bastos

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Longas filas, dificuldades no atendimento, vendas de senha e muita reclamação. Essa é a situação dos cartórios no Fórum Desembargador Filinto Bastos, em Feira de Santana. Na manhã desta sexta-feira (16), muitas pessoas reclamaram da situação e relataram que houve confusão e até desmaio. Outra reclamação é a quantidade de senhas distribuídas por dia - apenas 50.

Cida Vieira contou que chegou ao local por volta das 3h e denunciou a venda de senhas. “Tem algumas pessoas vendendo lugar a R$20. A gente chega cedo e muitas vezes não conseguimos o atendimento devido a venda de senhas”, contou.

Adalton, que faz parte Sindicato dos Empregados do Comércio de Feira de Santana e tenta há três dias tirar uma segunda via da certidão de casamento, relatou que houve confusão e desmaio na manhã de hoje. Ele reclamou da situação.

“É uma falta de respeito com as pessoas que pagam seus impostos. Esse dinheiro que a gente paga deveria retornar em benefícios, mas não é isso que acontece. No primeiro dia cheguei aqui às 2h e tinha um papel na parede dizendo que o cartório estaria fechado para treinamento, mas eles nem se quer avisaram com antecedência. Isso é uma falta de consideração”, afirmou.

Vilma conta que também chegou ao Fórum por volta das 2h disse que até as 9h ainda não tinha conseguido ser atendida. “Ainda vou ter que esperar para a tarde. Tem pessoas aqui vendendo uma ficha para três pessoas e as outras que estão esperando na fila não são respeitadas”, disse.

Rose, que está tentado tirar a segunda via da certidão de nascimento da filha, conta que seu marido chegou ao local às 3h conseguir pegar uma ficha. Ela disse estar preocupada com a falta de segurança para quem chega cedo e fica esperando do lado de fora. “Acho um absurdo ter que ficar esperando do lado de fora, correndo o risco de ser assaltado. Feira de Santana é uma cidade grade e a situação precisa ser resolvida”, afirmou.

Lei de privatização dos cartórios


Entrará em vigência, no próximo dia 26, a lei que privatiza todos os 1.549 cartórios extrajudiciais do Estado - sancionada em setembro de 2011, pelo governado Jaques Wagner (PT).
O deputado estadual Zé Neto (PT), estima que a partir de agora os serviços vão melhorar para a população, pois a meta é elevar a quantidade diária de atendimentos.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade








Longas filas, vendas de senha e reclamações nos cartórios do Fórum Filinto Bastos