quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Hipotireoidismo pode ter consequências graves se não for tratado


A falta de medicação adequada para o problema pode causar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose (entupimento das veias), infarto e insuficiência cardíaca

A falta de tratamento para o hipotireoidismo pode trazer consequências bem mais graves do que a dificuldade de emagrecer e manter o peso, dificuldade que foi citada por Ronaldo, no anúncio de sua aposentaria, e atribuída por ele à doença.

O jogador, como todo o Brasil agora sabe, sofre de hipotireoidismo há quatro anos, e ainda não se tratou. A falta de medicação adequada para o problema pode causar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose (entupimento das veias), infarto e insuficiência cardíaca.

O hipotireoidismo é um distúrbio caracterizado por uma menor atividade da glândula tireoide, que produz hormônios responsáveis por estimular o metabolismo e o trabalho celular. A falta do hormônio faz com que o metabolismo fique mais lento. Os principais sintomas são sonolência, cansaço e perda na capacidade de raciocínio.

Estima-se que 6% da população mundial tenha algum grau do distúrbio, de acordo com o endocrinologista João Roberto Maciel Martins, da Universidade Federal de São Paulo. "É muito mais comum entre mulheres, principalmente após a menopausa. A alteração pode aparecer de uma hora para outra, mas as manifestações são graduais."

A principal causa é uma doença autoimune, chamada de tireoidite de Hashimoto, inflamação que faz a glândula perder progressivamente sua função. "Não se sabe ao certo por que é mais comum em mulheres, mas pode ter uma relação com as variações hormonais. Mulheres também têm mais doenças autoimunes", diz Ricardo Meirelles, presidente da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

Além da doença autoimune, há outras causas para o hipotireoidismo como inflamações, tratamentos com radioterapia ou a retirada do órgão por cirurgia. Um exame de sangue simples pode detectar o problema. O tratamento é feito com a reposição do hormônio T4 em dosagens calculadas de acordo com o grau da doença e o peso do paciente.

PERDA DE PESO

Ficar sem tratar o hipotireoidismo pode, sim, causar aumento de peso. Mas, diz Martins, a alteração é leve, efeito da retenção de líquidos, e não de maior quantidade de gordura no corpo. "Varia muito de pessoa para pessoa, mas pode-se dizer que o peso aumentaria em média dois ou três quilos."

De acordo com Meirelles, a reposição do hormônio é capaz de reverter os sintomas e impedir o ganho de peso. "O tratamento é muito eficaz, o organismo fica equilibrado. Não tem por que alguém não tratar."

A longo prazo, a falta do hormônio altera as funções cardíacas, reforça o endocrinologista José Augusto Sgarbi, professor da Faculdade de Medicina de Marília e membro da Sbem/ SP. "O hormônio da tireoide é muito importante para o funcionamento do coração. Sua falta altera os batimentos, aumenta os níveis de colesterol e pode também causar insuficiência cardíaca." As informações são da Folha

Rei Nelsinho sofre acidente na BR-116


O empresário Nelson Roberto, mais conhecido como “Rei Nelsinho”, sofreu um acidente na tarde desta quarta-feira (16) na BR-116, nas proximidades do posto fiscal. Ele conduzia uma Hillux preta de placa JRC 9902 e se envolveu em um acidente com um caminhão da empresa de alimentos Nestlé, de placa JMT 5387, conduzida por Josué Pereira, morador do bairro Novo Horizonte.

Segundo o motorista, o carro dirigido pelo empresário estava em alta velocidade e pegou o caminhão quando este já havia saído da pista. Ele acredita que Nelsinho possa ter dormido no volante. Josué sofreu escoriações no braço, no pé e coxa, mas passa bem. Ele afirmou em entrevista ao repórter Valdir Moreira, que em mais de 30 anos de habilitação ele nunca havia se envolvido em um acidente e que graças a Deus tanto ele quanto o empresário saíram vivos.

Segundo Leudo Roberto, assessor de Nelsinho, o empresário sofreu uma fratura no braço e passará por uma cirurgia. Ele afirmou ainda que Nelsinho havia ido a Serrinha visitar seu irmão e por ter saído muito cedo, o cansaço pode ter feito com que ele dormisse ao volante. O empresário está internado no hospital Emec em Feira de Santana.

O caminhão estava carregado de gêneros alimentícios, como biscoito e leite em pó, indo em direção à Terezina (Piauí). Segundo o motorista, a carga não sofreu nenhum saque.