terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Museu em Madri cria mostra especial para o Natal

Exposição relembra principais passagens bíblicas sobre nascimento de Jesus








O Museu do Prado, em Madri, inaugurou uma mostra especial para o período de Natal. A mostra "Itinerário Natalino" propõe aos visitantes um percurso pelas principais passagens bíblicas sobre o nascimento de Jesus através de obras clássicas.

Nas versões de pintores como El Greco, Velázquez e Rubens entre outros, a exposição conduz aos episódios narrados na Bíblia: da anunciação do anjo Gabriel até a fuga para o Egito, incluindo a visitação, o nascimento, a chegada dos pastores e os presentes dos reis magos.

O Prado, que tem uma das maiores coleções de arte sacra do mundo, organiza pela primeira vez este percurso com 32 quadros pintados entre os séculos 15 e 17 na Espanha, Itália, Holanda e Alemanha.

Através de obras que ilustram a maioria das Bíblias do mundo o visitante também recebe explicações sobre como cada artista interpretou a cena religiosa. A programação de Natal no Prado tem ainda concertos de música clássica até o final de dezembro.

Vivos e mortos compartilham espaço em cemitério nas Filipinas

Famílias de Manila, capital do país, vivem no local por falta de recursos


Famílias vivem em barracos construídos em cemitério de Manila

Viver entre mortos é uma questão de sobrevivência para as famílias filipinas que se amontoam em barracos construídos sobre os túmulos do cemitério de Navotas, em uma das áreas mais pobres de Manila. Centenas de pessoas moram neste lugar por conta da falta de recursos para encontrar uma vaga no imenso labirinto de favelas que rodeia a capital.

Virgínia, viúva de 51 anos, vive há três décadas sobre uma fila de estruturas de cerca de cinco metros de altura sobre as quais se amontoam dezenas de habitações construídas com tábuas de madeira, lonas e papelão.

Do alto, é possível contemplar as ruas da comunidade delimitadas por fileiras de túmulos e o lixo cobrindo quase toda a área, exalando um cheiro nauseabundo ao qual os moradores parecem ter se acostumado. "Quando cheguei era pior, havia mais lixo e o mar chegava até aqui. Mudamos para cá porque podíamos ficar perto do mar e ganhar dinheiro. Não havia mais espaço", diz a lavadeira da ilha de Samar, no leste do país.

A área habitada do cemitério é a mais próxima da baía de Manila, que conta com uma das águas mais poluídas do mundo mas que, no entanto, proporciona sustento para milhares de pessoas que trabalham em um porto próximo recolhendo moluscos ou pescando alguma espécie marinha capaz de sobreviver ao ambiente hostil.

Arnold, de 22 anos, se mudou para Navotas para ganhar dinheiro para sustentar os três filhos. "É um lugar muito sujo e em algumas semanas, assim que eu economizar o suficiente, volto para minha casa", relata o jovem, que faz coleta de mexilhões.


Casas e túmulos se confundem no local

Enquanto se move com a habilidade de um acrobata pelas fileiras de túmulos, Arnold observa crianças descalças que em meio a uma nuvem de moscas procuram comida em uma montanha de lixo que também é disputada por galinhas e seus pintinhos. "Algumas vezes aparecem esqueletos de mortos entre o lixo, que pertencem aos túmulos que já foram esvaziados", explica o jovem.

Em um país onde a onipresente religião católica convive com a proliferação de superstições pagãs, o fato de compartilhar o dia a dia com cadáveres não parece inquietar os habitantes da área. "No começo, quando me mudei, tinha um pouco de medo que tivessem espíritos, mas agora não tenho mais", diz Anna, de 29 anos, que há dois anos se mudou para Navotas para morar com seu marido. "Prefiro viver aqui porque todo mundo é feliz, tenha dinheiro ou não", avalia a mulher.

A vida cotidiana se assemelha à de todos os outros bairros pobres da capital filipina. Alguns jovens passam as horas jogando basquete, outros se entretêm com partidas de bilhar e de cartas, e as crianças, quando não brincam entre a sujeira, estudam na escola financiada pela Philippine Christian Foundation, uma organização local.


Vista do cemitério onde vivem várias famílias, nas Filipinas

As pessoas que moram em cima dos túmulos são as mais pobres do lugar, que não têm condições de pagar o aluguel de 800 pesos mensais (US$ 18), o custo para construir um barraco em outras áreas do cemitério nas quais o risco de que a casa afunde por conta do peso é menor.

Em uma dessas minúsculas habitações de um só quarto, Inma, de 36 anos, criou seus oito filhos com a ajuda de seu marido, que trabalha como estivador no porto. Enquanto lava a roupa de outros moradores em troca de alguns pesos, ela explica que seu filho mais velho tem 20 anos e traz dinheiro para a casa com a venda dos peixes que consegue pegar, e como muitos outros de seus vizinhos, assegura que nunca pensou em se mudar.

"A gente se ajuda muito e ninguém é egoísta e é isso que me faz gostar mais de viver aqui, por isso não penso em ir para outro lugar", diz.

‘Guerra’ na Assembleia de Deus envolve denúncias de corrupção, agressões, polícia e justiça


Insatisfação com a nova administração do pastor Samuel Câmara (foto) levou fiéis da Assembleia de Deus de São José dos Campos a procurar ajuda judicial.

Uma igreja em pé de ‘guerra’. Na tarde de ontem, pela segunda vez em três dias, fiéis da igreja Assembleia de Deus de São José dos Campos se negaram a cumprir uma ordem judicial que determina que a presidência da igreja matriz da denominação seja transferida para uma junta de pastores, representados por Antônio Luis Celani, o antigo pastor .

A história, que envolve a troca de acusações e agressões entre os grupos rivais, teve início há cerca de um ano, quando o pastor Celani deixou o cargo. Em seu lugar, assumiu o também pastor Samuel Câmara, de Belém (PA).

Mas a insatisfação com a nova administração do templo levou uma parcela dos fiéis a procurar ajuda judicial.

Direta ou indiretamente, essa disputa afeta a atuação das 182 igrejas mantidas pela denominação em São José (subordinadas à matriz), que juntas possuem patrimônio avaliado em R$ 30 milhões (apenas contando imóveis). São 10 mil fiéis.

Justiça

Em outubro, o grupo descontente com a presidência atual acionou a Justiça, que no último dia 17 concedeu liminar determinando o afastamento da atual diretoria. No entanto, ela se nega a deixar a igreja.

No início da tarde de ontem, um grupo de fiéis cercou o pátio da matriz com automóveis. Um oficial de justiça esteve no local, mas, novamente os fiéis, que já ocupavam o prédio, se negaram a sair do templo. Alegando não serem representantes da igreja, disseram não poder assinar a ordem da Justiça.

Cerco

A Polícia Militar foi chamada, mas não entrou na igreja, porque foi surpreendida com o número de pessoas no local. Os fiéis que ocupavam a igreja comemoraram a saída das autoridades com uma oração do lado de fora da igreja.

No domingo, fiéis favoráveis ao retorno de Celani tentaram entrar no templo. Houve confronto com o grupo rival. O tumulto somente foi contido com ajuda da Polícia.

Lindsay Lohan é acusada de agressão

Funcionária da clínica em que atriz está internada pretende mover processo.
Lindsay está fazendo tratamento contra vício em drogas e álcool.


A atriz Lindsay Lohan.

Nem mesmo na clínica de reabilitação a atriz Lindsay Lohan parece se ver longe dos problemas. Agora a loira está sendo investigada por uma suposta lesão corporal leve, informa nesta terça-feira (20) uma autoridade do Condado Riverside, na Califórnia.

O incidente teria ocorrido no Centro Betty Ford, clínica de reabilitação onde Lohan atualmente reside, cerca de 200 quilômetros a leste de Los Angeles.

A sub-xerife Herlinda Valenzuela disse que a polícia foi chamada na madrugada do dia 12 por causa de uma confusão envolvendo Lohan e um funcionário da clínica.

"A vítima deseja um processo", disse Valenzuela, ressalvando que a investigação ainda não foi concluída.

Michael Lohan, pai de Lindsay - e rompido com a filha - disse ao site de celebridades X17 que a atriz, cuja carreira foi marcada por diversos problemas ligados ao abuso de álcool e drogas, se desentendeu com o funcionário depois de ser repreendida por demorar para chegar do cabeleireiro. Ele teria agarrado o braço de Lohan, que teria então reagido.