quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Próxima Base Comunitária de Segurança de Feira será no bairro Rua Nova, anuncia O Governador

A Base Comunitária do conjunto George Américo foi a terceira instalada no estado e a primeira, em Feira de Santana.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Base Comunitária de Segurança (BCS) do conjunto George Américo, em Feira de Santana, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (27) com a presença do Governador Jaques Wagner, do Secretário de segurança Pública Maurício Barbosa e do comandante geral da Polícia Militar, Alfredo Braga de Castro.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o governador Jaques Wagner informou que esta é a décima BCS instalada do estado e que a próxima base em Feira de Santana será instalada no bairro Rua Nova, com inauguração prevista para o início do próximo ano.

“Nossa ideia é continuar espalhando mais bases comunitárias de segurança por Feira de Santana e por todo o estado, uma vez que o resultado tem se mostrado extremamente positivo com reduções, depois da implantação, de até 50% do índice de homicídios, nossa preocupação maior”, disse.


Segundo o governador, o sistema da base, inspirado no mesmo das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro, tem sido a melhor metodologia para combater os índices de violência nas cidades.

“É evidente que combatemos todo tipo de crime, mas como o que temos de mais sagrado é a vida, o item que é o foco de nossa preocupação número um é a redução dos chamados crimes violentos letais intencionais”, destacou governador. Wagner informou ainda que serão contratados mais 3.500 policiais para atuarem na segurança do estado.

A base


O comandante da BCS, tenente Ermillo Campos, disse ao Acorda Cidade que o trabalho da polícia na base é de 24 horas por dia. São 80 policiais militares e oito viaturas (quatro carros e quatro motocicletas).


“Realizamos patrulhas comunitárias, objetivando conhecer cada rua, cada casa e morador para que as pessoas saibam que a polícia está atuando como parceira delas”, disse o comandante se referindo ao trabalho dos policiais  no conjunto que foi ocupado no último dia 18, para a instalação da base,  que contém oito cômodos, incluído, salas de recepção, monitoramento e de comando.

Leia também:  Após ocupação, moradores do George Américo dizem estar mais tranquilos

Novo Complexo Policial

Secretário Maurício Barbosa
A licitação para a construção do novo complexo policial de Feira de Santana foi retomada e, segundo o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, o investimento para as instalações físicas é de R$ 600 mil. Somados a compra de viaturas e contratações de policiais o valor total sobe para em torno de R$ 2 milhões.

“Tivemos problema na primeira licitação que foi deserta e recolocamos a licitação. Agora estamos esperando encontrar a empresa interessada”, disse o governador Jaques Wagner informando que antes do complexo será instalado até dezembro deste ano o setor de telecomunicações da polícia. Informações do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade.


Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade


















Próxima Base Comunitária de Segurança de Feira será no bairro Rua Nova, anuncia governador

Fonte: Acorda Cidade