quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Conheça a historia de Winston Churchill, o maior político do século XX .

Winston Churchill 

“É importante que todas as pessoas no século XXI saibam que se não fosse por Winston Churchill, o Ocidente que conhecemos hoje não existiria.” Michael Bechloss – Historiador 

Sir Winston Leonard Spencer-Churchill (1874-1965) descrevia a si mesmo como “uma união da língua Inglesa”, sendo filho do Inglês Lord Randolph Churchill e da Americana Jenny Jerome.

Ele estudou na Academia Militar Real de Sandhurst antes de entrar para a cavalaria, onde foi convocado para uma missão na Índia 1895.

Winston Churchill ganhou fama como correspondente de guerra durante a revolta de Cuba contra a Espanha em 1895.

Ele cobriu o Exercito Britânico nas campanhas do noroeste da India (1897), no Sudão (1898) e na Africa do Sul, durante a Guerra dos Bôeres(1899), onde acabou feito prisioneiro de guerra.

A fuga de Churchill fez com que ele se tornasse um herói nacional, o que o colocou no Parlamento Inglês, uma carreira que durou 60 anos.

Winston Churchill pintou mais de 500 telas, ganhou um Premio Nobel de literatura e conduziu o país durante os dois maiores eventos do século XX – a I e II Guerras Mundiais.

Tudo para provar para o seu pai que ele não era um fracasso.

O jovem Winston Churchill:

Winston Leonard Spencer Churchill nasceu no dia 30 de Novembro de 1874 no Palácio de Blenheim, em Oxfordshire.

Seu pai, Lord Randolph Churchill, era o filho mais novo de um Duque e político do Partido Conservador. Sua mãe, a Socialite Americana Jenny Jerome. Os Jerome lutaram com George Washington pela independência dos Estados Unidos.

Lady Randolph contratou uma baba para cuidar de Winston, Mrs. Elizabeth Everest. Mais tarde, Churchill confessou: “Minha baba era minha confidente, era quem cuidava de mim e satisfazia minhas vontades. Era para a Mrs. Everest que eu contava meus problemas”

Winston foi mandado para um colégio interno aos 7 anos, e apesar de protestar no inicio “Eu tinha brinquedos maravilhosos, agora ia ser aula depois de aula”, ele acabou gostando de aprender francês, historia, poesia, equitação e natação.

Depois de passar por 3 escolas com um histórico ruim, Churchill foi colocado em uma escola militar, onde finalmente passou a se aplicar.

A infância de Churchill foi triste e seus pais eram praticamente estranhos. Seu pai morreu aos 45 anos, deixando Churchill com um sentimento de que ele morreria cedo, e teria que deixar a sua marca no mundo o mais breve possível.

O soldado Winston Churchill:

Depois da escola militar, Churchill fez o exame da Academia Militar Real de Sandhurst 3 vezes antes de ser chamado. Ele se formou em oitavo lugar em uma classe de 150 em 1894.

Winston Churchill foi convocado para ir para o front na India como Segundo Tenente em fevereiro de 1895.

Seu salário no exercito não era suficiente para manter seu estilo de vida, mesmo com a mesada da mãe, que ele freqüentemente gastava rápido demais. Foi por isso que Churchill decidiu ganhar dinheiro com suas historias e se tornou correspondente de guerra.

O jornalista Winston Churchill: 

Depois de cobrir o Exercito Britânico no noroeste da India (1897) e no Sudão (1898), Winston Churchill foi comissionado para cobrir a Guerra dos Bôeres(1899) na Africa do Sul.

Em novembro de 1899, Churchill estava presente em uma emboscada e acabou sendo preso pelo exercito Bôer. Depois de quase um mês, ele aproveitou que os guardas estavam distraídos e escapou, com 4 barras de chocolate no bolso. Ele andou a noite toda antes de pular em um trem de carvão, onde passou a noite. Depois de saltar do trem, a sorte o levou para a casa de um Inglês, que ao se deparar com Winston, declarou aliviado: “Graças a Deus que você veio parar aqui, se fosse qualquer outra casa em 20 milhas, você seria entregue para os Bôeres”.

Ele ficou escondido em uma mina até ser transportado em segurança para Durban em um carregamento de lã.

Churchill foi reconhecido como herói em seu retorno para a Inglaterra.

O politico Winston Churchill:


Em 1900, Churchill tornou-se membro do parlamento pelo partido conservador. Ele ficou descontente com seu partido e em 1904 ingressou no Partido Liberal. Quando os liberais ganharam a eleição de 1905, Churchill foi nomeado subsecretário colonial. Em 1908, ele entrou para o gabinete como presidente do Board of Trade, tornando-se ministro do Interior em 1910.

No ano seguinte, ele se tornou primeiro Lord do Admiralty. Churchill permaneceu no cargo nos primeiros meses da Primeira Guerra Mundial, mas após a desastrosa expedição de Dardanelles, pela qual ele foi culpado, ele renunciou. Ingressou no exército, servindo por um tempo na Frente Ocidental. Em 1917, ele estava de volta ao governo como ministro das munições. De 1919 a 1921 foi secretário de Estado para a guerra e ar, e de 1924 a 1929 foi Chanceler do Tesouro.

A próxima década foram seus ‘anos selvagens’, em que sua oposição pelo auto-governo Indiano e seu apoio ao Rei Edward VIII durante a Crise da Abdicação tornou-o impopular, enquanto suas advertências sobre a ascensão da Alemanha nazista e da necessidade de rearmamento Britânico foram ignorados. Quando a guerra eclodiu em 1939, Churchill tornou-se primeiro lord do Almirantado.


Em Maio de 1940, Neville Chamberlain renunciou ao cargo de primeiro-ministro e Churchill e tomou seu lugar. Sua recusa a se render à Alemanha nazista inspirou o país. Ele trabalhou incansavelmente durante toda a guerra, construiu relações fortes com o presidente dos EUA, Roosevelt, e manteve uma aliança, por vezes difícil com a União Soviética.

Churchill perdeu o poder em 1945 na eleição do pós-guerra, mas manteve-se líder da oposição, expressando receios sobre a Guerra Fria (em que ele popularizou o termo ”Cortina de Ferro” ) e incentivou a unidade Europeia e Transatlântica. Em 1951, ele se tornou primeiro-ministro novamente. Renunciou em 1955, mas manteve-se um MP até pouco antes de sua morte. Bem como suas muitas conquistas políticas, ele deixou como legado um número impressionante de publicações e em 1953, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.

 Churchill morreu em 24 de Janeiro de 1965 e recebeu um funeral de chefe de estado.

Frases famosas de Winston Churchill: 

“A coragem é a primeira das qualidades humanas, porque é a qualidade que garante as demais.”

“Um pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade; um otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade.”

“Se Hitler invadisse o Inferno, eu cogitaria de uma aliança com o Demônio.”

“A imaginação consola os homens do que não podem ser; o sentido de humor consola-os do que são.”

“Estou sempre disposto a aprender, mas nem sempre gosto que me ensinem.”

“Não existe opinião pública,existe opinião publicada.”

“O sucesso consiste em ir de derrota em derrota sem perder o entusiasmo.”

“Fanático é alguém que não muda de idéia e não muda de assunto.”

“Eu já tirei mais do álcool do que o álcool tirou de mim.”

“Eu não sou exigente. Eu me contento com o que há de melhor.”