quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Os Ministros do Supremo Tribunal Federal

Carlos Ayres Britto
Indicado pelo presidente Lula em 2003. Antes de ser ministro do Supremo, foi consultor-geral do Estado de Sergipe, procurador-geral de Justiça e procurador do Tribunal de Contas.

Cármen Lúcia
Indicada pelo presidente Lula em 2006, foi a segunda mulher a compor o STF. Ocupou o cargo de procuradora-geral do Estado durante o governo Itamar Franco em Minas (1999-2003).

Celso de Mello
Indicado pelo presidente José Sarney em 1989, é o mais antigo entre os atuais juízes do Supremo.

Cezar Peluso
Indicado pelo presidente Lula em 2003, foi desembargador do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Ele é presidente do Supremo

Gilmar Mendes
Indicado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em 2002 para compor o Supremo, foi Advogado Geral da União durante a gestão FHC.

Joaquim Barbosa
Indicado pelo presidente Lula em 2003. Primeiro negro a ocupar uma cadeira no STF, fazia parte do Ministério Público Federal antes de ser nomeado.

José Antonio Dias Toffoli
Indicado pelo presidente Lula em 2009, foi advogado-geral da União e advogado do PT nas campanhas presidenciais de 2002 e 2006

Luiz Fux
Ex-ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), foi indicado pela presidente Dilma Rousseff em 1º de fevereiro de 2011

Marco Aurélio Mello
Indicado em 1990 pelo presidente Fernando Collor de Melo, seu primo, foi ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) antes de assumir o cargo no Supremo.

Ricardo Lewandowski
Indicado pelo presidente Lula em 2006, ocupou cargo no Tribunal de Justiça de São Paulo antes de chegar ao Supremo.