quinta-feira, 7 de junho de 2012

Tradicionais tapetes de Corpus Christi enfeitam ruas de Feira de Santana

Neste feriado, centenas de católicos devem passar pelo local durante as procissões e missas, que marcam a festividade religiosa.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A confecção dos tradicionais tapetes em comemoração ao Corpus Christi (Corpo de Cristo), começou bem cedo na avenida Senhor dos Passos, em Feira de Santana. Neste feriado, centenas de católicos devem passar pelo local durante as procissões e missas, que marcam a festividade religiosa.

Desde às 3h30 desta quinta-feira (7), dona Maria Margarida, já estava ajudando a confeccionar os tapetes. Segundo ela, há dez anos participa da atividade.


Geralmente feitos com borra de café, serragens coloridas e outros materiais, os tapetes deste ano homenagearam o Grupo Sol, da Catedral de Santana, Dom Silvério de Albuquerque, que comemora este ano 95 anos de vida, e o arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian.

Pedro Regis, outro fiel, destacou a importância da festa de Corpus Christi, uma das mais antigas celebrações da igreja católica, e disse que além de homenagear as pessoas, os tapetes são confeccionados principalmente para Jesus Cristo.

Todos os anos a celebração, decretada em 1264 pelo Papa Urbano IV, é realizada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.


Fotos Ed Santos/Acorda Cidade































Tradicionais tapetes de Corpus Christi enfeitam ruas de Feira de Santana

Fonte: Acorda Cidade