domingo, 22 de maio de 2011

Antonio Larangeira


Assembleia Itinerante
Os cinco deputados eleitos e melhor votados em Feira de Santana, mais precisamente Zé Neto, Graça Pimenta, José de Arimateia, Carlos Geilson e Targino Machado estiveram em reunião com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo. Assunto: Feira de Santana ser a primeira cidade baiana a sediar a Assembleia Legislativa Itinerante, no próximo dia 16 de junho.

Hospitais fecham
Os hospitais privados de Feira de Santana fecharão as portas dos seus pronto-socorros de emergência a partir de 1º de junho aos planos de saúde, com a finalidade de que os mesmos paguem de maneira condizente pelos plantões prestados pelos profissionais da medicina. As empresas dos planos de saúde não aceitam pagar e os hospitais baterão as portas.

Micareta 2012
A micareta do próximo ano em Feira de Santana já é assunto para o prefeito Tarcízio Pimenta, pois pretende o alcaide dar uma melhor organização à festa, com a finalidade de transformá-la em um acontecimento turístico de grande proporção. Inicialmente, autorizou estudos para reorganizar o sítio da folia e que poderá até extinguir o estreito corredor onde ocorrem os desfiles de blocos e trios, substituindo por vias específicas e mais amplas. A Micareta 2012 está na mira.

Pedágios
Tendo na alça de mira os pedágios baianos, a deputada Graça Pimenta, apresentou projeto de lei que visa isentar aqueles tipos de cobrança para portadores de deficiência física nas rodovias estaduais, O assunto foi para as páginas do Diário Oficial do Estado da Bahia.

Atenção às doenças
O deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) alertou, em plenário, para a necessidade de o Brasil preparar seu sistema de saúde para as novas doenças, como a depressão. Ele explicou que com as mudanças ocorridas no estilo de vida dos brasileiros, os transtornos psicológicos e psiquiátricos passaram a ocupar lugar de destaque entre os problemas de saúde pública do país. “Os maiores vilões são a depressão, as psicoses e a dependência de álcool. Em seguida, estão as doenças cardiovasculares. O parlamentar citou estudo publicado, nesta semana, pelo periódico médico Lancet, que aponta as doenças mentais como responsáveis pela maior parte de anos de qualidade de vida perdidos devido a doenças crônicas. Segundo o estudo, entre 18% a 30% da população brasileira já apresentam sintomas de depressão.

Seleção
O projeto Bahia Em Cena – Festival Baiano de Teatro está selecionando até o dia 18 de junho, cinco espetáculos – quatro adultos e um infanto-juvenil – para integrar a mostra teatral do festival, que acontece de 6 a 28 de agosto, em oito espaços culturais de Salvador, a preços populares de R$10 (inteira) e R$5 (meia). Podem participar espetáculos que tenham estreado na Bahia a partir de 2011.

Posse na Uefs
Os professores José Carlos Barreto de Santana e Genival Correa de Sousa, foram empossados na noite de segunda- feira última, nos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, em solenidade que aconteceu no auditório central do campus universitário. Presentes, a reitora da Universidade Federal da Bahia, Dora Leal Rosa, do vice-reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Silvio Luiz, do reitor da Universidade do Sudoeste da Bahia, Paulo Roberto Pinto Santos, da vice-reitora da UESC- Universidade Estadual Santa Cruz, Amélia Pinheiro e autoridades.

Depoimento da professora Amanda Gurgel

Parque de Exposições é aberto para beatificação de Irmã Dulce na BA

Trânsito segue tranquilo na Avenida Paralela, no início da tarde de domingo.
Programação está prevista para começar às 14h, em Salvador.

Foram abertos ao meio-dia deste domingo (22) os portões do Parque de Exposições, em Salvador, onde será realizada a cerimônia que vai dar o título de beata à Irmã Dulce. O trânsito na Avenida Paralela, principal via de acesso ao espaço, segue com trânsito tranquilo no início desta tarde. Na entrada principal do Parque, começa a aumentar o fluxo de ônibus trazendo fiéis, mas por volta das 13h30, ainda não havia congestionamento. A capital baiana tem tempo nublado e há previsão de chuva para a tarde deste domingo.

O início da programação está previsto para 14h, com a apresentação do espetáculo "Nasce uma Flor", que irá contar, em forma de dança, música e teatro, alguns momentos da trajetória de vida de Irmã Dulce.


Público se prepara para acompanhar a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce (Foto: Edgar de Souza/G1)
 O espetáculo vai reunir mais de 500 alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) – complexo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce – com idades entre 6 e 15 anos e trará cenas como a acolhida da religiosa às crianças que viviam nas ruas da capital e a célebre ocupação do galinheiro – episódio que marcou o nascimento do Hospital Santo Antônio.

Após a apresentação artística, terá início às 17h a celebração canônica com uma missa seguida do roteiro litúrgico do Rito de Beatificação do Vaticano. A cerimônia, que contará com a participação de mais de 500 religiosos – entre padres, arcebispos, bispos, diáconos e seminaristas de todo o Brasil – será presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, o delegado papal na solenidade, representando o Papa Bento XVI. A expectativa é que o evento reúna 70 mil pessoas.

Presidente
Em sua primeira viagem após a recuperação de uma pneumonia, a presidente Dilma Rousseff irá participar da missa de beatificação de Irmã Dulce. De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, Dilma deve chegar por volta das 17h ao Parque de Exposições de Salvador.

Irmã Dulce
Filha do cirurgião dentista Augusto Lopes Pontes e de Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes nasceu em 26 de maio de 1914, na capital baiana. Com a morte da mãe, com apenas 7 anos, a menina foi morar com as tias e aos 13 descobriu a vocação religiosa. Em homenagem à mãe, recebe o nome de Irmã Dulce. A religiosa morreu em 13 de março de 1992, pouco tempo antes de completar 78 anos.

Beatificação
O decreto que formaliza a condição de beata de Irmã Dulce foi assinado por Bento XVI em 10 de dezembro de 2010. A abertura do processo de beatificação de Irmã Dulce ocorreu em 17 de janeiro de 2000. No ano seguinte foi anunciado o milagre e, em 2002, o processo foi levado para análise do Vaticano.

Para que fosse considerada beata, uma vasta documentação foi encaminhada ao Vaticano, que fez o reconhecimento jurídico, em junho de 2003, sobre a veracidade do milagre atribuído a Irmã Dulce.

Em abril de 2009, a religiosa foi considerada venerável pela biografia. Isso, segundo a Igreja Católica, implica dizer que Irmã Dulce teve uma vida de santidade.