quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Fumo passivo mata mais de 600 mil pessoas por ano

Dados da OMS mostram que o cigarro mata quase seis milhões anualmente


As crianças são as principais vítimas do fumo passivo

A cada ano, morrem mais de 600 mil fumantes passivos em todo o mundo. Desse total, 165 mil são crianças, de acordo com estimativas publicadas nesta quinta-feira (25) pela revista científica The Lancet.

De acordo com os autores do estudo, as crianças são as primeiras vítimas do tabagismo passivo porque não podem evitar a principal fonte de exposição: quando seus pais fumam em casa.

Se somadas essas 600 mil vítimas às 5,1 milhões de mortes em decorrência direta do cigarro, chega-se a um total de 5,7 milhões de mortos do tabagismo anualmente.

Trata-se do primeiro estudo que avalia o impacto global do fumo passivo. Os pesquisadores, que são do Instituto Karolinska de Estocolmo (Suécia) e da OMS (Organização Mundial da Saúde), utilizaram dados de 2004, os mais recentes disponíveis no conjunto de 192 países analisados.

No total, 40% de crianças, 33% de homens e 35% de mulheres não fumantes estavam expostos ao tabagismo passivo em 2004.

Segundo estimativas do estudo, a exposição provocou 379 mil mortes coronarianas, 165 mil por infecções das vias respiratórias, 36,9 mil devido à asma e 21,4 mil por câncer de pulmão. Assim, no total, foram constatados 603 mil óbitos por fumo passivo.

Das 165 mil crianças menores de cinco anos que morrem de infecções respiratórias causadas pelo fumo passivo, dois terços estão na África e no sul da Ásia.

Apenas 7,4% da população mundial vive hoje sob legislação "não fumante". Os autores do estudo recomendam "um reforço imediato" da Convenção Marco da OMS para a luta contra o tabaco, que inclui taxas mais elevadas para venda de cigarros, pacotes de produtos neutros (sem marca) e com mensagens sanitárias.

Segundo os pesquisadores Heather Wipfli e Jonathan Samet, da Universidade do Sul da Califórnia, "é inadmissível que 1,2 bilhão de fumantes no mundo exponham milhões de não fumantes ao fumo passivo".

Justiça condena ex-prefeito de Manaus e pastor Renê Terra Nova



O ex-prefeito e o pastor Renê Terra Nova (fotos) foram condenados pela justiça ao pagamento de prejuízos ao município de Manaus.

O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal, Cezar Luiz Bandiera condenou o ex-prefeito de Manaus Serafim Corrêa (PSB), e o presidente da igreja Batista Restauração, René Terra Nova, ao pagamento de prejuízos ao Município.

As perdas a coletividade teriam sido geradas porque a Prefeitura, na gestão de Serafim, não construiu uma praça em um terreno desapropriado para esse fim. O terreno passou a ser usado pela igreja Restauração que teria construído uma lanchonete no imóvel.

O juiz determinou ainda a desocupação do terreno que deve voltar a posse da Prefeitura. “O imóvel integra o patrimônio do Município de Manaus, entretanto, desde a desapropriação vem sendo utilizado e explorado, com exclusividade, pela Igreja Batista da Restauração, situação esta sim, que deve ser revertida, com a desocupação da área e retorno da posse, imediatamente, para o Município de Manaus, dando-lhe destinação conforme o interesse público e o bem estar social, razão da própria existência da municipalidade”, disse o juiz.

O valor das perdas a serem pagas por Serafim e René Terra Nova ainda não foi divulgado. A Justiça inspecionou o imóvel de quase 2 mil metros em setembro e 2009 e constatou que o terreno estava sob posse da Igreja. Segundo o juiz, a única entrada do terreno permanecia limitada por um portão. No local ainda havia uma placa com os dizeres “Portão 1. Entrada de veículos. Dirija-se ao estacionamento. Sujeito à guincho”.

De acordo com a decisão do juiz, o terreno teria sido doado à Igreja Restauração, por meio de um acordo verbal de permuta entre a Prefeitura e a igreja. Sem documentos oficiais que comprovassem a doação, Cezar Bandeira julgou que o acordo não tem qualquer validade jurídica. A desapropriação custou aos cofres municípias R$ 349,8 mil.

“O imóvel integra o patrimônio do Município de Manaus, entretanto, desde a desapropriação vem sendo utilizado e explorado, com exclusividade, pela Igreja Batista da Restauração, situação esta sim, que deve ser revertida, com a desocupação da área e retorno da posse, imediatamente, para o Município de Manaus, dando-lhe destinação conforme o interesse público e o bem estar social, razão da própria existência da municipalidade”, disse o juiz.

O ex-prefeito declarou por meio do blog dele que está com a consciência tranquila e que sempre cumpriu com o dever de homem público. Ele disponibuilizou a sentença na íntegra na página da internet.

Serafim Corrêa afirmou ao Portal Amazônia que vai entrar com recurso no Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam) para reaver a decisão do juiz. Segundo ele, o recurso pode ser impetrado 15 dias a partir da publicação da sentença no Diário Oficial do Estado (DOE).

Ele não quis comentar a sentença em respeito a decisão do magistrado, mas alegou não haver nenhuma irregularidade na doação do terreno a Igreja Ministério Internacional da Restauração.

Avó de Obama diz que reza para que seu neto se converta ao islã

Pesquisas apontam que um em cada cinco americanos acha que o presidente é muçulmano


Presidente dos EUA, Barack Obama, cumprimenta sua avó, Sarah Obama,
no Quênia; Sarah disse ter rezado para que seu neto se converta ao islã

avó queniana do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Sarah Obama, que terminou sua peregrinação a Meca, disse ter rezado para que seu neto adote o islã como religião, em uma entrevista publicada nesta quinta-feira (25). Sarah, de 88 anos, falou ao jornal saudita Al Watan.

- Orei para que meu neto Barack se converta ao islã.

Segundo o jornal, ela fez a peregrinação acompanhada do filho, Said Hussein Obama, tio do presidente americano, e quatro netos.

Sarah Obama destacou, no entanto, que só falaria sobre sua peregrinação a Meca, e que se negava a comentar a política de Obama.

Toda a família foi convidada pelo governo saudita. Said Husein Obama agradeceu ao rei Abdallah por sua hospitalidade, de acordo com o Al Watan.

Uma pesquisa de opinião publicada em agosto revelou que um em cada cinco americanos acha que Obama é muçulmano, apesar das reiteradas afirmações da Casa Branca de que o presidente é cristão.

Sarah Obama é a terceira esposa do avô de Barack Obama. Embora não exista nenhum vínculo biológico, o presidente a considera sua avó paterna.

Globo Libera Agressão Física e Vodca no BBB 11


No próximo BBB, discussões poderão acabar em brigas mais sérias

A 11ª edição de Big Brother Brasil será a mais sem regras de todas.

Diretor-geral do reality show da Globo, J.B. Oliveira, o Boninho, decidiu acabar com regra que eliminava automaticamente quem agredisse fisicamente um concorrente. Ou seja, em BBB 11, "vai valer tudo, até porrada", porque, entende Boninho, os participantes são adultos.

De acordo com Boninho, será o primeiro BBB totalmente sem regras de comportamento. Os competidores terão que cumprir apenas normas operacionais, como usar microfone, não destruir objetos da casa e ficar confinados em determinados ambientes durante a preparação de cenários, além de cumprir provas e castigos.

Outra novidade do reality show será o fim do monopólio do ice, que Boninho qualificou no Twitter como "bebida de criança". As festas terão um bar, e os participantes poderão, por exemplo, misturar vodca com energético ou guaraná. A quantidade de álcool nos eventos, contudo, será controlada, para evitar excessos.

A Policia da Turquia prende bando que roubava ovelhas em caminhão em movimento