domingo, 6 de fevereiro de 2011

Robert Kubica sofre grave acidente em rali e pode ter uma das mãos amputada


Piloto polonês é levado para hospital com traumatismos múltiplos

O polonês Robert Kubica sofreu neste domingo um grave acidente durante uma prova de rali "Ronde di Andora", realizado perto de Gênova, no norte da Itália. O piloto da Renault-Lotus, que está em coma induzido, sofreu traumatismos múltiplos e pode ter uma das mãos amputada.

- Todas as avaliações ainda não foram feitas. Uma amputação não é uma decisão que é feita tão rapidamente. Eu não confirmo e nem descarto - disse Roberto Carrozzino, uma autoridade médica local, à TV Sky, da Itália.

Conforme a imprensa, o piloto de 26 anos conduzia um Skoda Fabia que saiu da estrada em alta velocidade e bateu no muro de uma igreja. Kubica acabou sendo atingido por ferragens e, por isso, só conseguiu ser resgatado 90 minutos depois do acidente. Apesar dor graves ferimentos, ele saiu do local consciente e não corre risco de morte.

- Certamente, é uma situação muito delicada, como são sempre as primeiras horas após um grande trauma, o qual poderia também causar uma grave hemorragia - afirmou Carrozzino.


Robert Kubica logo após o acidente

Kubica, que foi transferido para um hospital em Gênova de helicóptero, sofreu traumatismos múltiplos (perna, mão e braço). O piloto pode, inclusive, ter uma das mãos amputadas. James Gerber, seu co-piloto, saiu ileso do acidente.

- Após passar por exames médicos extensivos esta manhã, Robert Kubica foi diagnosticado com fraturas múltiplas no seu braço direito, perna e mão. Ele está passando por uma cirurgia no Hospital Santa Corona em Pietra Ligure - disse a Renault-Lotus em comunicado.

Robert Kubica e Vitaly Petrov são os dois pilotos da Renault-Lotus. O brasileiro Bruno Senna é o terceiro piloto da equipe e pode substituir o piloto polonês. Na semana passada, o chefe da equipe, Eric Boullier, mostrou confiança em Senna caso fosse necessário uma substituição.

- Se precisarmos de um piloto reserva, o mais preparado será usado. E o Bruno é o mais preparado - disse.

Carro do piloto polonês fica destruído após o grave acidente em rali italiano

Mais de 18 mil pacientes em Feira beneficiados com medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes

Os pacientes podem procurar as redes pertencentes às Farmácias Silva e Pague Menos, cadastradas no programa.


Os pacientes que utilizam medicamentos para o controle da hipertensão e diabetes já podem adquiri-los gratuitamente nas farmácias populares cadastradas no Programa do Governo Federal intitulado “Aqui Tem Farmácia Popular”. Em Feira de Santana, há 18.050 pacientes diabéticos e hipertensos cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde.

Os pacientes podem procurar as redes pertencentes às Farmácias Silva e Pague Menos, cadastradas no programa. Antes, o governo pagava 90% do valor desses medicamentos e o cidadão tinha de pagar o restante, mas a nova medida proporciona aos pacientes obtenção gratuita dos remédios nas farmácias conveniadas.

Segundo a auxiliar de gestão da Farmácia Popular, Gislane Xavier Menezes, os estabelecimentos farmacêuticos conveniados ao programa têm até o dia 14 deste mês para oferecer os produtos gratuitamente à população. “Com a ampliação do fornecimento de medicamentos há uma expectativa que outras farmácias passem a oferecer os produtos”, declara.

Para ter acesso aos medicamentos é necessário apresentar um documento com foto, CPF e a receita médica. A comunidade feirense tem acesso atualmente a 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes e mais cinco doenças (asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma).

A diabetes do tipo I atinge 151 mulheres e 102 homens no município, enquanto o tipo II alcança 651 mulheres e 475 homens, o que totaliza 1.379 diabéticos cadastrados na Secretaria de Saúde. As pessoas do sexo feminino que sofrem com hipertensão também são maioria na cidade, com 8.543 e, do sexo masculino, são 2.484 hipertensos.

Em alguns casos, há pacientes que sofrem com as duas doenças. As mulheres, por exemplo, 4.155 são vitimas desse mal, e os homens são 1.489., totalizando 5.644 pessoas com hipertensão e diabetes em Feira de Santana.

Google lança serviço de visita virtual a museus

Projeto começa com 17 importantes destinos no mundo, entre eles The Metropolitan Museum of Art e MoMA, em Nova York; Tate Britain e The National Gallery, em Londres; e Van Gogh Museum, em Amsterdã





O Google anunciou nesta terça-feira em seu blog oficial um novo serviço chamado Art Project, que permitirá a qualquer internauta visitar museus em todo mundo, através de uma ferramenta similar ao Street View - recurso do Google Maps onde é possível caminhar virtualmente pelas ruas de uma cidade.

Segundo Amit Sood, dono do projeto, a novidade inclui ao menos 1.000 obras artísticas, que podem ser apreciadas de forma detalhada na web. Até o momento, 17 museus foram incluídos no Art Project, entre os quais estão The Metropolitan Museum of Art e MoMA, em Nova York; The State Hermitage Museum, em São Petersburgo; Tate Britain e The National Gallery, em Londres; Museo Reina Sofia, em Madrí; Uffizi Gallery, em Florença; e Van Gogh Museum, em Amsterdã.

Sood explica no post que a ideia visa explorar recursos tecnológicos na democratização da arte - e permitir que menos afortunados tenham acesso aos museus sem precisar viajar milhas de distância.

Ainda de acordo com o executivo, apenas 20% do projeto está no ar, o que dá a entender que muitos outros museus do mundo devem disponibilizar, em breve, o tour virtual.

A tecnologia usada no Art Project é similar ao recurso do Street View. Câmeras poderosas fotografaram a área interna dos museus em 360 graus e, em seguida, foi remontado o ambiente digital. São mais de 400 artistas e milhares de obras famosas disponibilizadas em alta resolução aos apreciadores de arte.

O serviço do Google fornece ainda uma ferramenta que permite ao internauta criar coleções, o que só seria possível na vida real gastando-se muitos milhões de dólares.

Militares trabalham na criação de um partido político


O capitão da Polícia Militar de São Paulo, Augusto Rosa, está articulando a criação de um partido para abrigar militares e simpatizantes de suas causas, e que foi batizado de Partido dos Militares Brasileiros (PMB). O nome já criou polêmica porque militares das Forças Armadas não se sentem representados por Pms.

O capitão Augusto diz que já conta com 5 mil inscritos, sendo 70% deles das três Forças (Exército, Marinha e Aeronáutica) e metade destes, da ativa. Ser da ativa é um problema porque a legislação veta a militância partidária. O artifício usado para esconder a identidade é, quase sempre, mobilizar e inscrever as respectivas mulheres nas listas de apoio ao novo partido.

O militar será uma espécie de filiado "tipo 2", conforme explicou o capitão Augusto, o que significa, na prática, que ele só existirá nos registros secretos do partido. O ânimo do capitão, que acha que receberá o apoio para expansão do seu partido do pessoal do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, não leva em conta que, militares das Forças Armadas não se integram a iniciativas lideradas por PMs, ainda mais por iniciativa própria. O PMB é pouco conhecido na cúpula das três forças e nos Clubes Militares, que costumam replicar as vozes da ativa das Forças Armadas.

Hoje, o único oficial da reserva (capitão do Exército) que ocupa uma cadeira no Congresso, deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), e está cumprindo seu sexto mandato, não foi convidado para integrar a nova legenda e já avisa que não trocaria de partido. "A intenção é boa, mas dificilmente terá um resultado satisfatório. O partido peca pelo nome", declarou Bolsonaro, acrescentando que a primeira ideia da população é achar que um partido com este nome será corporativista.

Democracia

Depois de explicar que este será um partido "extremamente democrático", que exigirá uma ficha "limpíssima" de seus filiados, que terá como pilar "os direitos humanos" e a democracia", o capitão Augusto disse que o partido quer ter candidatos a vereador e prefeito em 2012 e, em 2014, a presidente, governador, deputado estadual e federal e senador. Informou ainda que a filiação não será só de militares. Ele disse que uma das principais bandeiras do partido será a segurança pública.

A primeira convenção nacional do futuro Partido dos Militares Brasileiros (PMB) foi realizada online, no dia 29 de janeiro. "O novo partido já começará um gigante", avaliou o capitão Augusto, que dirige uma companhia da PM em Ourinhos (SP). Ele informou que, apesar de, para a criação do partido, serem necessários 120 mil filiados, em nove Estados, o PMN já conseguiu inscrição de cerca de 5 mil militares, nos 27 Estados.

Jornal espanhol divulga foto de Marilyn Monroe morta

Imagem inédita, segundo diz o periódico, integra livro relançado na Espanha


Foto faz parte de um livro publicado pelo legista que investigou a morte da atriz americana

O jornal espanhol El País divulgou neste sábado (5) uma fotografia, que diz ser inédita, do cadáver da atriz americana Marilyn Monroe, encontrada morta aos 36 anos em sua casa nos Estados Unidos, em 1962.

A imagem faz parte de um livro do médico Thomas T. Noguchi, de Los Angeles, conhecido como o “legista das celebridades”. Ele investigou as causas da morte de Marilyn e de outros famosos, como Janis Joplin, Natalie Wood e Robert Kennedy.

No livro, intitulado em espanhol como Cadáveres Exquisitos (Editora Global Rhythm Press), que na tradução livre significa algo como “cadáveres maravilhosos”, o legista levanta polêmicas sobre o trabalho da polícia em relação ao caso da musa de Hollywood. Na foto, ele aponta os frascos com as pílulas que teriam sido usadas por Marilyn para se matar, mas diz que há dúvidas se o que ocorreu foi mesmo um suicídio.

Em um dos trechos divulgados pelo El País, o médico questiona, por exemplo, como poderia a autópsia ter revelado que ela estava com o estômago vazio, se a atriz teria ingerido uma “quantidade massiva de pílulas”.

A primeira edição do livro chegou às livrarias em 1987, mas sua primeira versão em espanhol foi lançada no final de janeiro.