domingo, 6 de fevereiro de 2011

Mais de 18 mil pacientes em Feira beneficiados com medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes

Os pacientes podem procurar as redes pertencentes às Farmácias Silva e Pague Menos, cadastradas no programa.


Os pacientes que utilizam medicamentos para o controle da hipertensão e diabetes já podem adquiri-los gratuitamente nas farmácias populares cadastradas no Programa do Governo Federal intitulado “Aqui Tem Farmácia Popular”. Em Feira de Santana, há 18.050 pacientes diabéticos e hipertensos cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde.

Os pacientes podem procurar as redes pertencentes às Farmácias Silva e Pague Menos, cadastradas no programa. Antes, o governo pagava 90% do valor desses medicamentos e o cidadão tinha de pagar o restante, mas a nova medida proporciona aos pacientes obtenção gratuita dos remédios nas farmácias conveniadas.

Segundo a auxiliar de gestão da Farmácia Popular, Gislane Xavier Menezes, os estabelecimentos farmacêuticos conveniados ao programa têm até o dia 14 deste mês para oferecer os produtos gratuitamente à população. “Com a ampliação do fornecimento de medicamentos há uma expectativa que outras farmácias passem a oferecer os produtos”, declara.

Para ter acesso aos medicamentos é necessário apresentar um documento com foto, CPF e a receita médica. A comunidade feirense tem acesso atualmente a 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes e mais cinco doenças (asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma).

A diabetes do tipo I atinge 151 mulheres e 102 homens no município, enquanto o tipo II alcança 651 mulheres e 475 homens, o que totaliza 1.379 diabéticos cadastrados na Secretaria de Saúde. As pessoas do sexo feminino que sofrem com hipertensão também são maioria na cidade, com 8.543 e, do sexo masculino, são 2.484 hipertensos.

Em alguns casos, há pacientes que sofrem com as duas doenças. As mulheres, por exemplo, 4.155 são vitimas desse mal, e os homens são 1.489., totalizando 5.644 pessoas com hipertensão e diabetes em Feira de Santana.