quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Parabéns Neuza e Zuleide Irmãs que salva Vidas

Neuza e Zuleide


Feira sedia o II Encontro Baiano da Rede Samu

“Discutindo saúde para salvar vidas” é o tema do evento


Condutores, técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros que atuam nas unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de todo o Estado estão prestigiando o II Encontro Baiano da Rede Samu 192 em Feira de Santana. A solenidade de abertura foi realizada na noite desta segunda-feira (28), no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

O secretário de Saúde, Getúlio Barbosa; coordenadora do Samu, Maíza Macedo; técnica da Coordenação de Urgência do Estado, Regina Miranda; coordenadora do Colegiado do curso de Enfermagem da Uefs, Yvis Braga Veloso; e a diretora geral do Hospital Geral Clériston Andrade, Iraci Leite, compuseram a mesa durante a solenidade.

Maíza Macedo observou que o evento reflete o compromisso da gestão municipal em cumprir a Política Nacional de Atenção às Urgências. “Esse momento representa um espaço para perspectivas de aprendizado e melhoria. Vamos fortalecer o conhecimento técnico e científico e avaliar as ações realizadas para direcionarmos as ações futuras”, ressaltou, lembrando que “as equipes de intervenção enfrentam situações adversas todos os dias, mas têm como principal meta qualificar o atendimento prestado à população”.

O secretário Getúlio Barbosa destacou a importância do trabalho realizado pelo Samu ao enfatizar o tema do evento “Discutindo saúde para salvar vidas”. “O melhor retrato da missão salvar vidas é representado pelo Samu. Todos os servidores deste órgão devem se sentir realizados, pela magnitude do trabalho que realizam. Como o Sistema Único de Saúde (SUS) é um ideal que não foi concretizado 100%, temos ainda muitas deficiências. O principal mecanismo para salvar vidas é investimento”, salientou.

Já a coordenadora do Colegiado de Enfermagem da Uefs, Yvis Veloso, defendeu que a atenção às urgências deve fluir em todos os níveis do SUS. “A assistência deve ser organizada desde as Unidades Básicas, Equipes de Saúde da Família até os cuidados pós-hospitalares na recuperação e reabilitação”, frisou.

O II Encontro Baiano da Rede Samu engloba também o II Encontro Municipal de Atenção às Urgências de Feira de Santana e a I Mostra Estadual de Pesquisa Samu 192. Palestras, discussões e mesas redondas irão acontecer das 8 às 17h30, nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30).

II Encontro Baiano da Rede Samu

Abertura do evento acontece nesta segunda-feira (28), às 19h


Ampliar, qualificar e padronizar o atendimento as urgências. É com esta proposta que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Feira de Santana realiza desta segunda-feira (28) até a quarta-feira (30), o II Encontro Baiano da Rede Samu 192, sob o tema “Discutindo saúde para salvar vidas”. Paralelo ao evento acontecem também o II Encontro Municipal de Atenção às Urgências de Feira de Santana e a I Mostra Estadual de Pesquisa Samu 192.

Os eventos serão realizados no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A abertura, hoje às 19 horas, será marcada pela apresentação da palestra “Panorama atual e projeções da Rede Nacional de Urgência”, que será proferida pelo coordenador nacional de Urgência e Emergência, do Ministério da Saúde (MS), Paulo de Tarso.

Representantes e funcionários de várias unidades do Samu de todo o Estado, como condutores, técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros, deverão participar dos eventos, cuja programação prevê a realização de palestras, discussões e mesas redondas das 8 às 17h30, desta terça-feira (29) e quarta-feira (30). Profissionais que atuam na rede de pronto atendimento em hospitais e unidades de saúde de Feira de Santana também foram convidados.

Dentre as cinco palestras que serão proferidas na manhã desta terça-feira (29), estão “Política Estadual de Atenção às Urgências”, por Maria Elcina Romero (Sesab); “Regulação Médica das Urgências”, por Paulo de Tarso (MS); e “Bases éticas e legais das atribuições dos profissionais do Samu 192”, por Deybson Borba (Sesab).