quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Samu atenderá 28 municípios em março

Regionalização do órgão para atender à demanda da microrregião

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Feira de Santana vai estender a atuação do órgão para mais 27 municípios que integram a microrregião. Com a perspectiva de implantação da regionalização do Samu, prevista para ocorrer em março, 25 unidades móveis serão utilizadas para atender os chamados da população.

A frota será composta por seis Unidades de Suporte Avançado (USA), que funcionam como UTI móvel, e 19 Unidades de Suporte Básico. De acordo com a coordenadora do Samu, Maíza Macedo, 12 ambulâncias irão permanecer em Feira de Santana e 13 serão distribuídas entre os municípios da microrregião.

“Em nossa sede, serão disponibilizadas nove USB e três USA. As demais ambulâncias estarão centradas em determinados municípios onde serão instaladas bases. Caberá a estes municípios atender a população dos municípios circunvizinhos”, explica.

Ainda de acordo com Maíza Macedo, a base do Samu de Feira de Santana passará por uma pequena adaptação, para que o atendimento à demanda da microrregião ocorra com tranquilidade, mesmo sendo de forma provisória. “A sala de regulação será ampliada e mais profissionais deverão trabalhar no setor. Uma nova sede do Samu será construída pelo Governo do Estado na área ao lado do Hospital Estadual da Criança. O Samu regional deverá entrar em funcionalidade enquanto ela não ficar pronta”, salienta.

Segundo a coordenadora do Samu, médicos, técnicos de enfermagem, técnicos auxiliares da regulação médica, condutores e supervisores de frota estão sendo instruídos sobre a regionalização do órgão. “Estamos reunindo separadamente as categorias para apresentar as atribuições de cada uma dentro da regionalização. Neste mês, iremos reunir todos os profissionais do Samu para fazer uma explanação geral do funcionamento do serviço enquanto regional”, pontua.

Além de Feira de Santana, a regionalização do Samu vai garantir a prestação do serviço nos seguintes municípios: Anguera, Amélia Rodrigues, Antônio Cardoso, Candeal, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Tanquinho, Ichu, Ipecaetá, Ipirá, Irará, Pintadas, Rafael Jambeiro, Riachão do Jacuípe, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Serra Preta, Teodoro Sampaio, Terra Nova, Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Gavião, Mundo Novo, Nova Fátima e Pé de Serra.

DESAPARECIDO Wilson dos Santos Nascimento

Cantor Wando morre aos 66 anos em Minas Gerais

Segundo médico particular, ele teve uma parada cardiorrespiratória. Cantor estava internado desde 27 de janeiro.

O cantor Wando morreu nesta quarta-feiraaos 66 anos, emdecorrência de infarto seguido de uma parada cardíacaconfirmou aassessoria do hospital Biocor. Com problemas cardíacos graves, oartista mineiro deu entrada no dia 27 de janeiro no Biocor, em MinasGeraisonde estava internado desde então.

Ele foi submetido a um cateterismo (exame para diagnosticarobstrução de veias ou artériasna manhã de sexta-feira, e osmédicos decidiram fazer uma cirurgia de revascularização domiocárdio.

Na madrugada de sábado, no entanto, o cantor apresentou quadrode angina refratária, o que significa que ele não estava reagindo aotratamentoPor issopassou por uma angioplastia de múltiplasartérias de emergência.

procedimento é feito com um cateter que tem um pequeno balão euma espécie de mola usada para "abrir" a artéria ("stent").

BIOGRAFIA

Mineiro de CajuriVanderley Alves dos Reis nasceu em 2 de outubrode 1945. Ainda pequenomudou-se para Juiz de Fora, antes departir para o Estado do Rio de Janeiro, onde construiu sua carreira.

Em Volta Redonda (RJ), Wando --apelido dado por sua avó--trabalhou como motorista de caminhão e feiranteNaquela épocase dedicava ao violão e tocava em grupos de bailes locais.

Em 1973, foi descoberto por Nilo Amaro. Com ele compôs "OImportante é Ser Fevereiro", canção gravada por Jair Rodriguesquetambém deu voz a outra de suas canções, "Se Deus Quiser". Roberto Carlos, Ângela Maria e Originais do Samba tambéminterpretaram letras de Wando.

No mesmo anolançou seu primeiro compacto, com a música "Maria,Mariá", e seu primeiro álbum, "Glória Deus No Céu e Samba na Terra".

Mas foi em 1974, com o disco "Moça", que conheceu o sucesso --vendeu 1,2 milhão de cópiasAo lado da faixatítulo desse segundo trabalho, "Fogo e Paixão", do disco "O Mundo Romântico de Wando" (1988), está entre osmaiores hits do cantor.

Wando fez do romantismo sua marca registradaSímbolo da música brega brasileirafalava de amor, mulher esexo em suas letras, e tornou-se conhecido por colecionar calcinhas de fãs.

Seu último disco de inéditas, "Romântico BrasileiroSem Vergonha", foi lançado em 2005.
As informações são do Folha Online.