domingo, 4 de setembro de 2011

Primeira união homoafetiva do sul da Bahia é feita em Teixeira de Freitas

Baiano e suíço já têm união estável na Suiça, onde moram. Casal está junto há três anos e quis registrar união também no Brasil.

Foto: Reprodução/TV Santa Cruz
A primeira união homoafetiva do sul da Bahia foi realizada na sexta-feira (2), em Teixeira de Freitas, a 800 km de Salvador. O baiano do município de Medeiros Neto, Osmar Júnior, de 23 anos, e o suíço Leano Andali, de 29, fizeram a escritura de união estável no Cartório de Notas do Fórum Desembargador Manoel Pereira e seguiram para o salão do júri, onde o documento foi assinado na presença de duas testemunhas e do tabelião.

Com o documento, o casal passa a ser reconhecido como entidade familiar, com direitos como divisão de bens, inclusão de dependente em plano de saúde e benefícios da previdência social. "Sinto felicidade, emoção. Estou contente em em poder dividir parte da minha vida com ele [Osmar]", diz o suíço.

De acordo com juiz, Marcus Aurelius Sampaio, da 1ª Vara e Registro Público de Teixeira de Freitas, essa foi a primeira união homoafetiva registrada em cartório na região. Osmar explica que o casal já fez o mesmo procedimento na Suíça e que, em passagem pela Bahia, resolveram aproveitar que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável homoafetiva no Brasil como entidade familiar.

"Para nós é um passo muito importante. A gente tá aproveitando porque aqui no Brasil é recente. Tô muito feliz", diz o baiano que depois seguiu com a família e o companheiro para uma festa de comemoração em Medeiros Neto.
Há três anos, Osmar e Leano se conheceram na Itália. O suíço foi ao país a trabalho e o baiano morava no país. Depois eles foram para a Suíça, onde moram atualmente. Osmar trabalha como barman e Leano como representante de vendas. Os dois vieram ao Brasil passar férias e decidiram declarar a união estável.

Eles ficam até a próxima semana na Bahia e pretendem aproveitar um pouco mais do sul do estado antes de voltarem para casa. "Estamos em Medeiros Neto com minha família e vamos para Porto Seguro amanhã [domingo] porque já voltamos na próxima semana", completa Osmar.As informações são do G1.