Após a abertura do processo, ocorrida na tarde desta quarta, o próximo passo é a nomeação de um relator que estudará as denúncias, o que deve acontecer ainda nesta quinta, de acordo com o Conar.
A campanha "Pôneis Malditos", que divulga o novo lançamento da montadora Nissan, e virou hit na internet desde o início da sua veiculação na última sexta-feira (29), será investigada pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e corre o risco de ser tirada do ar.
A peça carregada de sarcasmo, e que também é veiculada na TV, recebeu cerca de 30 denúncias vindas de diferentes partes do Brasil. As reclamações serão analisadas pelo órgão por fazer a associação de figuras infantis – no caso, os pôneis em desenho animado – com a palavra "maldito".
Após a abertura do processo, ocorrida na tarde desta quarta, o próximo passo é a nomeação de um relator que estudará as denúncias, o que deve acontecer ainda nesta quinta, de acordo com o Conar.
Caso o relator escolhido se manifeste sobre a concessão de uma medida liminar, o comercial deve sair do ar até que o processo seja julgado. O julgamento, segundo o conselho, ocorre em torno de um mês.
Com mais de 5 milhões de visualizações no You Tube, a campanha permaneceu no topo dos trending topics do Twitter durante dois dias inteiros no Brasil. No ranking mundial, o termo "pôneis malditos" também emplacou e figurou por diversas vezes entre os assuntos mais comentados do mundo.
Criado pela Lew’Lara/TBWA, agência de publicidade da Nissan, o filme faz uma sátira à potência dos motores rivais da montadora, comparando-os aos animaizinhos. Na versão para internet, o comercial ao fim da peça a “maldição do pônei”: "É o seguinte, se você não passar esse vídeo agora para 10 pessoas, você vai sofrer a maldição do pônei. Você vai ficar o resto da vida com essa música na cabeça". A jogada deu muito certo e o grudento jingle invadiu as redes sociais. As informações são do BN