quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Próxima Base Comunitária de Segurança de Feira será no bairro Rua Nova, anuncia O Governador

A Base Comunitária do conjunto George Américo foi a terceira instalada no estado e a primeira, em Feira de Santana.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Base Comunitária de Segurança (BCS) do conjunto George Américo, em Feira de Santana, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (27) com a presença do Governador Jaques Wagner, do Secretário de segurança Pública Maurício Barbosa e do comandante geral da Polícia Militar, Alfredo Braga de Castro.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o governador Jaques Wagner informou que esta é a décima BCS instalada do estado e que a próxima base em Feira de Santana será instalada no bairro Rua Nova, com inauguração prevista para o início do próximo ano.

“Nossa ideia é continuar espalhando mais bases comunitárias de segurança por Feira de Santana e por todo o estado, uma vez que o resultado tem se mostrado extremamente positivo com reduções, depois da implantação, de até 50% do índice de homicídios, nossa preocupação maior”, disse.


Segundo o governador, o sistema da base, inspirado no mesmo das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro, tem sido a melhor metodologia para combater os índices de violência nas cidades.

“É evidente que combatemos todo tipo de crime, mas como o que temos de mais sagrado é a vida, o item que é o foco de nossa preocupação número um é a redução dos chamados crimes violentos letais intencionais”, destacou governador. Wagner informou ainda que serão contratados mais 3.500 policiais para atuarem na segurança do estado.

A base


O comandante da BCS, tenente Ermillo Campos, disse ao Acorda Cidade que o trabalho da polícia na base é de 24 horas por dia. São 80 policiais militares e oito viaturas (quatro carros e quatro motocicletas).


“Realizamos patrulhas comunitárias, objetivando conhecer cada rua, cada casa e morador para que as pessoas saibam que a polícia está atuando como parceira delas”, disse o comandante se referindo ao trabalho dos policiais  no conjunto que foi ocupado no último dia 18, para a instalação da base,  que contém oito cômodos, incluído, salas de recepção, monitoramento e de comando.

Leia também:  Após ocupação, moradores do George Américo dizem estar mais tranquilos

Novo Complexo Policial

Secretário Maurício Barbosa
A licitação para a construção do novo complexo policial de Feira de Santana foi retomada e, segundo o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, o investimento para as instalações físicas é de R$ 600 mil. Somados a compra de viaturas e contratações de policiais o valor total sobe para em torno de R$ 2 milhões.

“Tivemos problema na primeira licitação que foi deserta e recolocamos a licitação. Agora estamos esperando encontrar a empresa interessada”, disse o governador Jaques Wagner informando que antes do complexo será instalado até dezembro deste ano o setor de telecomunicações da polícia. Informações do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade.


Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade


















Próxima Base Comunitária de Segurança de Feira será no bairro Rua Nova, anuncia governador

Fonte: Acorda Cidade

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Justiça suspende programa eleitoral de José Ronaldo no rádio nesta quarta-feira (19)

A ação foi movida pela coligação do candidato petista Zé Neto

Foto: Roberta Costa | Ex-prefeito e candidato José Ronaldo de Carvalho

O programa eleitoral de rádio desta quarta-feira (19) do candidato democrata José Ronaldo foi suspenso por determinação judicial com base na Lei nº 9.504/97. A ação foi movida pela coligação do candidato petista Zé Neto, que se sentiu prejudicado com o programa do adversário, que segundo ele, utilizou de forma depreciativa a sua imagem. Fonte: Acorda Cidade

sábado, 15 de setembro de 2012

Já teve muito coronel governando Feira de Santana, alfineta Lula

Na tentativa de alavancar a candidatura do candidato petista Zé Neto, o ex-presidente Lula esteve na manhã deste sábado (15) em Feira de Santana.

Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

Na tentativa de alavancar a candidatura do candidato petista Zé Neto, o ex-presidente Lula esteve na manhã deste sábado (15) em Feira de Santana. Nas pesquisas de intenções de voto divulgadas, o PT está atrás do candidato democrata, José Ronaldo.

O próprio Lula começou o seu discurso de 19 minutos, dizendo que a sua participação no evento foi criticada pelo PT Nacional.

"A direção nacional [do PT] não queria que eu viesse a Feira pela desvantagem do Zé Neto. Praticamente vetou", disse Lula. Em pronunciamento durante a inauguração da sede provisória da Base Comunitária de Segurança no Bairro da Paz, em Salvador, o governador Jaques Wagner fez questão de dizer: “Quem trouxe o presidente Lula para cá fui eu”.

O ex-presidente disse que o governador pediu a sua presença, pois tinha uma dívida de gratidão com Zé Neto e ele não podia negar. "Mas esse galego aqui disse que era é importante. Então, era uma dívida de gratidão".

O evento, previsto para acontecer às 10h, só foi iniciado por volta das 11h40 e, ao contrário do que se previa com a presença de Lula em Feira de Santana, a Estação da Música - espaço onde aconteceu a festa - não ficou lotada.

Lula teceu criticas ao candidato José Ronaldo (DEM), dizendo que “já teve muito coronel governando essa cidade. Muito manda-chuva governando essa cidade. É hora de um companheiro novo como o Zé Neto".

ALINHAMENTO – Em seu discurso, o governador Jaques Wagner disse que é importante que o governo municipal esteja alinhado com o estadual: "Eu não olho para o partido do prefeito, mas é claro que a obra chega mais rápido quando tem um prefeito que pensa como eu".

Assim como na capital baiana, Wagner acredita que vai existir segundo turno em Feira de Santana, mesmo que as pesquisas mostrem o candidato José Ronaldo vencendo com folga no primeiro turno. “De dez em dez, vamos tirar a diferença. E, no segundo turno, vai ser ainda melhor", falou o governador que defendeu uma eleição limpa, sem ofensas pessoais aos candidatos.

O candidato Zé Neto disse que José Ronaldo e Tarcízio Pimenta (PDT, base do governo) fizeram praticamente o mesmo governo e enalteceu a história de vida e de luta do ex-presidente Lula. Também estavam presentes no evento, o secretário de comunicação Robinson Almeida, o secretário de Planejamento Sérgio Gabrielli e os senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata.












Já teve muito coronel governando Feira de Santana, alfineta Lula

Fonte: Acorda Cidade

domingo, 9 de setembro de 2012

Cavaletes de candidatos geram reclamação de pedestres e motoristas em Feira de Santana

Denílson disse que nesse momento a secretaria não pode retirar os cavaletes das calçadas e que está fazendo apenas relocações. Ele apontou como os pontos mais críticos as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria.


Foto: Daniela Cardoso/Acorda Cidade

Motoristas e pedestres estão reclamando do grande número de cavaletes com propagandas políticas espalhadas pelas ruas e avenidas de Feira de Santana. Diante do número de reclamações a equipe do Acorda Cidade conversou com o secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, que esclareceu que a secretaria não pode interferir sem a autorização da Justiça Eleitoral.

O superintendente da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, Denílson Santiago, informou que já esteve em contato com a justiça Eleitoral e que está fazendo um documento com fotos panorâmicas das avenidas, onde mostram a grande quantidade de cavaletes. Segundo ele, assim a Justiça irá se pronunciar a respeito da retirada e relocação das placas.

Denílson disse que nesse momento a secretaria não pode retirar os cavaletes das calçadas e que está fazendo apenas relocações. Ele apontou como os pontos mais críticos as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria.

“Temos que pedir a conscientização dos candidatos que querem divulgar seu número. Pedimos que eles tenham cuidado para não tirar a visibilidade dos motoristas, pois essa ação pode provocar acidentes”, alertou.

De acordo com o superintendente, a falta de visão dos motoristas causa engarrafamentos na cidade, principalmente nos horários de maior movimento, pois retarda a saída dos condutores nos retornos. Ele lembrou ainda que a lei eleitoral proíbe a colocação de cavaletes onde tira a mobilidade urbana.

“Alguns candidatos estão colocando cavaletes nas avenidas fazendo com que os pedestres desçam e transitem pelo meio da rua correndo o risco de ser atropelado”, destacou.

Destruição

A equipe do Acorda Cidade flagrou no dia 1º deste mês três adolescentes derrubando e quebrando cavaletes de candidatos  a vereador e prefeito em toda a extensão da avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana. Enquanto um filmava, os outros dois chutavam e jogavam as placas para cima.

 Rede Social 

Uma campanha tem circulado no Facebook pedindo que os usuários da rede social chutem os cavaletes com propagandas de candidatos à prefeitura e ao cargo de vereador. "Já chutou uma placa de algum candidato hoje?" ou "Você já chutou o seu cavalete hoje?" são as mensagens que circulam na rede social.

O motivo da campanha, segundo o texto publicado ao lado das imagens, é que além de deixar as ruas feias e sujas, a colocação do item desrespeita a lei 12.034, que não permite colocar cavaletes de propaganda política em canteiros, viadutos, pontes, jardins e praças, apenas em locais com autorização. É permitida, contudo, a colocação de cavaletes ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos, segundo a resolução nº 23.370 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Enquete 

Em enquete, o Acorda Cidade perguntou em que os cavaletes mais atrapalham. Os resultados parciais mostram que as pessoas acham que o que mais atrapalha é a locomoção dos pedestres e em segundo lugar, a visibilidade dos motoristas. As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

sábado, 1 de setembro de 2012

Flagra: Três adolescentes destroem cavaletes de candidatos na avenida Getulio vargas

A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar foram informadas da ação, mas não chegaram a tempo de conter a ação dos vândalos.

Foto: Roberta Costa / Acorda Cidade

Roberta Costa

Na tarde deste sábado (1) o Acorda Cidade flagrou três adolescentes derrubando e quebrando cavaletes de candidatos a vereador e prefeito em toda a extensão da avenida Getúlio Vargas, em
Feira de Santana.











Enquanto um filmava, os outros dois chutavam e jogavam as placas para cima.


Quando perceberam a presença da equipe de reportagem, correram por ruas do bairro Kalilandia ameaçando e dizendo palavras de baixo calão. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar foram informadas da ação, mas não chegaram a tempo de conter a ação dos vândalos.


Flagra: Três adolescentes destroem cavaletes de candidatos na avenida Getulio vargas

















Fonte: Acorda Cidade